Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de julho de 2020
Aumentos alarmantes nos casos no Texas e na Flórida estão levando o total diário nacional de novas infecções para mais de 40.000
Foto: ReproduçãoAnthony Fauci, um dos principais membros do grupo de trabalho sobre coronavírus da Casa Branca, alertou o Congresso nesta terça-feira (30) de que os Estados Unidos podem alcançar 100.000 casos por dia se nenhuma ação for tomada.
Diante do do Senado, o especialista em doenças infecciosas e conselheiro do presidente, Donald Trump, instou os americanos a usarem máscaras e evitarem multidões após o surgimento de novos surtos. “Estou muito preocupado e não estou satisfeito com o que está acontecendo, porque estamos indo na direção errada”, disse Fauci.
Aumentos alarmantes nos casos no Texas e na Flórida estão levando o total diário nacional de novas infecções para mais de 40.000. Fauci pediu um controle rápido para evitar ondas perigosas em outras partes do país. “Claramente, não estamos no controle total no momento”, disse. “Eu não ficaria surpreso se chegarmos a 100.000 casos por dia se isso não mudar”, acrescentou.
Seu terrível alerta reforçou as dúvidas sobre a capacidade dos Estados Unidos de controlar uma pandemia que já causa 126.000 mortes e 2,6 milhões de infecções.
Os Estados Unidos, o país mais afetado pelo mundo pela Covid-19, ficaram de fora da lista dos 15 países para os quais a União Europeia abrirá suas fronteiras em 1º de julho. Fauci disse que acredita que alguns estados estão “negligenciando” os controles que garantem uma reabertura segura de empresas e espaços públicos.
Ele foi firme com os jovens, que, na sua opinião, tiveram comportamentos “perigosos”, como encontrar-se em grandes grupos em bares, sem máscara e sem respeitar a distância física.
“Precisamos enfatizar a responsabilidade que temos, tanto individualmente quanto socialmente, por acabar com a epidemia”, disse Fauci. O senador republicano Lamar Alexander, se referiu ao uso político de Trump sobre a adesão às máscaras.