Ícone do site Jornal O Sul

Os Estados Unidos vão expandir a vacinação contra o coronavírus para 90% da população adulta até meados de abril

A crescente imunização e pequenas mudanças de comportamento podem explicar por que os casos estão em declínio. (Foto: Reprodução)

O Estados Unidos vão abrir a vacinação contra a Covid-19 para 90% dos adultos até 19 de abril, informou a Casa Branca nesta segunda-feira (29).

A ideia é que 90% desse público possa encontrar um posto de imunização a até 5 milhas – ou seja, pouco mais de 8 quilômetros – de casa. As diretrizes foram formalmente anunciadas pelo presidente Joe Biden. “Para a enorme maioria dos adultos, não será preciso aguardar até 1º de maio. Vocês poderão tomar a vacina em 19 de abril”, anunciou o democrata.

Biden fez menção a 1º de maio porque essa é a data colocada como meta pela Casa Branca. Até lá, quando marcarão 100 dias do novo governo, o presidente quer ter aplicado 200 milhões de doses. Isso representa o dobro da meta anterior, já alcançada.

De acordo com levantamento da agência Bloomberg, 146 milhões de doses foram aplicadas até esta segunda, o suficiente para mais de 22% da população. Ao anunciar a abertura do plano de vacinação, Biden relembrou que a luta contra o coronavírus “ainda está longe de terminar” e reforçou a necessidade de adesão das pessoas às medidas de enfrentamento à pandemia para evitar uma quarta onda.

“Usem máscaras! É um dever patriótico”, destacou Biden. “Fizemos um grande avanço a respeito da Covid-19, mas novas variantes estão se espalhando rapidamente. Agora não é hora de de baixar a guarda – temos que segurar a onda enquanto vacinamos o país”, disse Biden em mensagem nas redes sociais.

Ao todo, segundo comunicado da Casa Branca, o número de farmácias credenciadas a aplicar as vacinas saltará de 17 mil para quase 40 mil nas próximas semanas. Também haverá apoio financeiro para fornecer assistência com a logística das doses que devem ser aplicadas em idosos em situação de maior risco ou pessoas que não possam se locomover aos postos de vacinação.

Sair da versão mobile