Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de agosto de 2024
O diretor de cinema James Cameron está completou 70 anos nessa sexta-feira (16). Conhecido por sua habilidade de criar universos fantásticos e inovadores, Cameron transformou a indústria cinematográfica. Atualmente ele está totalmente dedicado à direção de Avatar 4 e 5, apesar de ter dito anteriormente que outra pessoa poderia dirigir os filmes.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Cameron disse que dirigiria as próximas produções a menos que fosse “atropelado por um ônibus” e “estivesse em um pulmão de aço”. O terceiro filme, Avatar: Fogo e Cinzas, está planejado para estrear em 19 de dezembro de 2025, mas o famoso cineasta já está olhando além.
“Claro. Absolutamente. Quero dizer, eles vão ter que me impedir”, Cameron disse ao ser questionado se planejava dirigir pessoalmente Avatar 4 e 5. “Eu tenho muita energia, amo fazer o que estou fazendo. Por que eu não faria isso? E eles estão escritos, a propósito.”
E ele já planejou Avatar 6 e 7 também, mas disse em março de 2024 que provavelmente não dirigirá esses filmes porque “a mortalidade alcança”. Cameron, que fará 70 anos no final de agosto, pode mudar de ideia em alguns anos, é claro.
Além de Avatar, selecionamos outros ótimo filmes do diretor aniversariante de agosto para maratonar:
1 – O Exterminador do Futuro (1984)
Não há como falar em James Cameron sem lembrar de O Exterminador do Futuro. Criada com base em um pesadelo do cineasta, a história acompanha um Exterminador (Arnold Schwarzenegger) enviado do futuro para matar Sarah Connor (Linda Hamilton). Com a ajuda de Kyle Reese (Michael Biehn), ela precisa sobreviver para que seu filho, que sequer nasceu, lidere a luta contra as máquinas.
2 – Aliens, O Resgate (1986)
Com o desafio de dar sequência a um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, James Cameron voltou suas atenções à ação e comandou Aliens, O Resgate, outro dos maiores blockbusters dos anos 1980.
O longa mostra Ellen Ripley (Sigourney Weaver) acordando após mais de 50 anos de sono induzido ao final do longa original. Porém, quando a comunicação com uma colônia estabelecida no planeta do primeiro filme falha, Ripley precisa enfrentar novamente os xenomorfos para salvar os humanos que lá habitam. Com uma bilheteria estrondosa e duas vitórias no Oscar, Aliens, O Resgate, fez o improvável e se tornou tão clássico quanto seu antecessor.
3 – O Segredo do Abismo (1989)
Com dois sucessos gigantescos nas mãos, James Cameron voltou a unir ficção científica e suspense com O Segredo do Abismo. Protagonizado por Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio, o filme acompanha trabalhadores de uma plataforma de petróleo tentando resgatar um submarino afundado. Para a infelicidade deles, a razão para o veículo ter afundado é um horror que se esconde nas profundezas do oceano.
O Segredo do Abismo marcou a primeira investida do cineasta em outra de suas paixões: mergulho subaquático. Técnica essa que é parte fundamental para Avatar 2, que não a toa se chama “O Caminho da Água”.
4 – O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)
James Cameron retornou à franquia O Exterminador do Futuro em grande estilo. O segundo filme mostrou o ciborgue vivido por Schwarzenegger voltando no tempo novamente, mas dessa vez para proteger Sarah Connors e seu filho, o jovem John (Edward Furlong). O ex-vilão chega para combater o perigoso T-1000 (Robert Patrick), um Exterminador ainda mais letal que está à caça do garoto.
5 – True Lies (1994)
Ainda que a parceria mais famosa entre Cameron e Schwarzenegger tenha acontecido na dobradinha Exterminador do Futuro, a dupla também colaborou em uma outra produção. Unindo ação, espionagem e comédia, True Lies mostra o ex-Exterminador como um espião que precisa salvar a esposa Hellen (Jamie Lee Curtis) das garras de um grupo terrorista.
6 – Titanic (1997)
Seria impossível fechar essa lista sem citar Titanic, filme que une drama histórico, romance e desastre no mesmo filme. A produção conta o romance entre Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio), jovens que se conhecem e apaixonam enquanto estão a bordo do RMS Titanic, navio que ficou famoso por naufragar em 1912.
A união de elementos tão distintos, somados ao trabalho do elenco e do diretor, renderam a Titanic um espacinho grandioso no cinema. Indicado a 14 Oscars, dos quais levou 11, o longa virou um verdadeiro campeão de bilheteria que vive retornando aos cinemas.