Ícone do site Jornal O Sul

Os melhores e os piores shows do Rock in Rio 2022. Os destaques e as decepções do festival

Com 20 minutos o Green Day já tinha feito o melhor show do Rock in Rio. (Foto: Divulgação)

O Rock in Rio é o momento de ver grandes estrelas estrangeiras no Brasil. Mas a edição de 2022 também foi uma celebração local. Tanto que, dos dez melhores shows do festival nesta lista, seis são brasileiros.

Entre os artistas locais que mandaram bem, quatro cantoras se destacam. Mas também há headliners gringos que conseguiram corresponder às altas expectativas dos fãs.

Por outro lado… De indisposição de saúde à falta de potência na caixa de som, alguns artistas que eram muito esperados em 2022 não tiveram sorte nesta edição .

Mesmice ou produções aquém do esperado também foram defeitos dos shows que terminaram com desencontro musical.

Green Day (1)

Com 20 minutos o Green Day já tinha feito de longe o melhor show do Rock in Rio: Billie Joe endiabrado, uma fã no palco cantado “Know your enemy”, outro casal de fãs ficando noivos e a maior multidão que já conseguiram reunir em frente ao Palco Mundo em 2022. O repertório foi dominado por “American Idiot” (2004), com espaço menor para o outro grande disco da banda, “Dookie” (1994).

ColdPlay (2)

A Cidade do Rock nunca esteve tão iluminada e colorida quanto no show do Coldplay, que encerrou o Palco Mundo no sábado. Os ingleses repetiram duas músicas, “Viva la vida” e “Sky full of stars”. Chris Martin elogiou o público e disse que queria cantar com eles de novo as faixas – sem dizer se a banda estava fazendo alguma gravação.

Iron Maiden (3)

Apesar do som abafado, os ingleses do Iron Maiden fizeram um grande show para os seus fãs. O show do grupo liderado por Bruce Dickinson aconteceu com uma falha no som que atrapalhou o começo da apresentação. O vocalista de 64 anos teve que correr para arrumar o estrago para reconquistar plateia com show teatral.

Racionais (4)

Os Racionais MC’s tocaram pela primeira vez na carreira em um show histórico no Rock in Rio. O grupo homenageou pessoas negras assassinadas, como Marielle Franco e Agatha, ao tocar a música “Negro Drama”. O palco tinha duas grandes escadas ao fundo, como se fosse uma estação de trem de São Paulo. Amigos figurantes e um baseado inflável com o nome da banda jogado ao público deram um aspecto teatral.

Dua Lipa (5)

Em um dos shows mais concorridos desta edição, a cantora inglesa de 27 anos mudou bem pouco o setlist apresentado na turnê de seu segundo álbum. Lançado em 2020, “Future Nostalgia” reimagina a disco music dos anos 70 e 80, com letras sobre as angústias de uma mulher de 20 e tantos anos.

Ivete Sangalo (6)

vete Sangalo levou uma versão adaptada do show que celebra seus 50 anos, completados em maio. A turnê passeia por vários momentos da carreira da artista, desde os tempos de Banda Eva (entraram os sucessos “Beleza Rara”, “Me Abraça” e a música que leva o nome do grupo) até lançamentos mais recentes e sem tanta relevância, como “Moral”, que saiu em 2022.

Sair da versão mobile