Domingo, 09 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de março de 2024
Os ovos de Páscoa mais buscados na internet neste ano têm mais brindes e menos chocolates. Levantamento da empresa de monitoramento de tendências Buzzmonitor mostra que os produtos mais procurados em 2024 vêm acompanhados de itens como bonecos, brinquedos, e itens colecionáveis ligados a séries, filmes, desenhos e outros itens da cultura pop. Se no passado essa era uma opção buscada por adultos para presentear as crianças, agora as marcas veem os licenciamentos como coisa para “gente grande” e uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Especialistas e executivos do setor de chocolates avaliam que o aumento da oferta de itens licenciados e o foco desses produtos em adultos ajudam os negócios a ampliar as vendas das companhias para o período. Mesmo mais caros por causa dos brindes, o público-alvo é menos sensível às questões de preço pela nostalgia e ligação afetiva com as marcas, como Harry Potter, Star Wars, Garfield, NFL – a liga de futebol americano.
Cecília Russo, da Troiano Branding, diz acreditar que esse movimento pode ser explicado por atingir o consumidor de forma emocional em dois pontos, tanto no consumo do chocolate, que está ligado à indulgência de sabor, quanto na relação afetiva do público com marcas consagradas.
“Consumir o chocolate por si já é uma viagem ao passado, e ele é um veículo perfeito para você transportar essa nostalgia de marcas como Harry Potter, Star Wars, ou NFL e outros. Com isso, o cliente não liga de pagar mais caro.”
Segundo o levantamento da Buzzmonitor, dos 18 itens mais buscados na internet pelos consumidores, pelo menos oito são de licenciamentos feitos pela Cacau Show.
O vice-presidente de negócios da marca, Daniel Roque, conta que, em cinco anos, o volume de comercialização desses ovos duplicou, chegando a 35% do total de vendas na Páscoa em 2024. “Precisamos desconstruir essa ideia de que os licenciamentos são algo para as crianças. No geral, nosso processo de licenciamentos é focado nos adultos.”
Para chegar aos brindes escolhidos, Roque conta que a empresa analisa aproximadamente 150 opções de itens, que no fim tem cerca de 20 escolhidos para acompanhar os chocolates na Páscoa. “Demos muito da nossa construção de portfólio ao nosso programa de relacionamento, o Cacau Lovers, em que nós conversamos com 30 milhões de clientes.”
Além de representar 35% no total de vendas, os produtos de licenciamentos também puxam outra tendência na Páscoa: a de antecipação de compras. Apesar de tradicionalmente os brasileiros deixarem suas compras para as vésperas da data comemorativa, Roque afirma que é comum que esse público adiante a compra dos ovos para conseguir ter todos os colecionáveis sem dificuldades. “A antecipação é uma movimentação que começou logo depois do carnaval, logo após o lançamento do nosso portfólio de Páscoa”, destaca.
De acordo com o levantamento da Buzzmonitor, entre os produtos mais caros por grama está o ovo da Hello Kitty, da D’elicce, que custa R$ 1,58 por grama, totalizando R$ 142,40 por uma unidade de 90 g, segundo os valores consultados no Google Shopping para diferentes marketplaces. Outros ovos populares, como o Garfield, da Cacau Show, têm preços intermediários, com R$ 0,94 por grama, totalizando R$ 149,99 por uma unidade de 160 g.
Já o produto da Kinder Ovo tem preço de R$ 0,59 por grama, custando R$ 88,99 por uma unidade de 150 g. Em contrapartida, o ovo Ouro Branco, da Lacta, é o mais em conta por grama, com preço de R$ 0,18, e um total de R$ 65,99 por uma unidade de 359 g. Vale ressaltar que o levantamento de preços analisou os valores mais altos para cada produto na plataforma do Google Shopping, que compila diversos vendedores e marketplaces, o que pode gerar uma variação expressiva do valor do item em diferentes sites de compra.
Para a economista e professora de MBAs da FGV, Carla Beni, a estratégia de vendas das empresas no período da Páscoa não é vender chocolate, mas brindes. “A criança consome chocolate ao longo do ano, então a Páscoa é o momento de vender presentes com valor agregado que contenham chocolate”, diz.
Como comparação, o quilo do chocolate ao leite do ovo da Hello Kitty – segundo o maior valor apontado no levantamento – custaria aproximadamente R$ 1,5 mil, três vezes mais caro do que um quilo do chocolate ao leite da marca suíça Lindt, que custaria, conforme o e-commerce próprio da marca, cerca de R$ 500.
No entanto, a diferença de preço para o mesmo produto em diferentes lojas é preciso ser levada em consideração. A exemplo do ovo Hello Kitty, o mesmo modelo que custava R$ 142 no marketplace do Mercado Livre era comercializado no site da Americanas por R$ 69,90, uma diferença de mais de 100% no valor do produto.
Osmair Luminatti, vice-presidente comercial e de operações da Americanas, afirma que a linha de produtos licenciados com foco no público infantil cresceu 50% do total de vendas em 2023. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.