Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de fevereiro de 2020
Os proprietários que pagarem integralmente o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) até esta sexta-feira têm direito a descontos que podem chegar a 21,6% do valor do tributo no Rio Grande do Sul. Para isso, é preciso contabilizar a redução de 2% pela antecipação e somar os abatimentos proporcionados pelos programas “Bom Motorista” (até 15%) e “Bom Cidadão” (até 5%).
Que já optou pelo parcelamento tem até a mesma data para quitar a segunda das três prestações. De acordo com dados da Receita Estadual, 1.290.371 veículos quitaram o IPVA integralmente até 2 de fevereiro, gerando uma arrecadação bruta de cerca R$ 1,2 bilhão, sendo que 50% do valor fica com o Estado e os outros 50% com o município onde o veículo está licenciado.
O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas. Basta apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) ou informar a placa e o Renavam do veículo.
A consulta de dados relativos aos veículos, como valores a pagar, multas e pendências podem ser acessados no site específico sobre o imposto, ou no aplicativo para dispositivos móveis (“IPVA RS”), disponível gratuitamente nas plataformas digitais App Store e na Google Play. O tributo é obrigatório para todos os veículos fabricados desde o ano 2000.
Descontos
Os descontos de “Bom Motorista” e “Bom Cidadão” podem ser acumulados e são válidos para pagamento de IPVA antecipado, parcelado ou conforme o calendário de vencimento por placas no mês de abril. Quem não recebeu multas nos últimos três anos terá dedução de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.
Já o abatimento proporcionado pelo “Bom Cidadão” proporciona aos proprietários de veículos inscritos no programa NFG (Nota Fiscal Gaúcha) uma redução de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.
(Marcello Campos)