Nesta sexta-feira as agências bancárias vão abrir uma hora mais cedo por causa do jogo da Seleção Brasileira contra a Bélgica. Porém, o horário de encerramento das atividades será antecipado. Os bancos das capitais, regiões metropolitanas e do interior vão iniciar o atendimento ao público às 9h e vão terminar o expediente às 13h.
Entretanto, relembra a Federação Brasileira dos Bancos, opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking) e operações bancárias por telefone não sofrem alterações com os dias de jogo.
Nos dias em que a Seleção Brasileira jogar às 9h, o atendimento nas agências bancárias começará às 13h e terminará às 17h. Já nos dias em que os jogos do Brasil caírem às 11h, o atendimento ao público será em dois turnos: das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h.
Além de bancos, diversos serviços terão horários alterados.
Correios
Cada unidade dos Correios inicia o funcionamento em seu horário habitual e encerra às 15h.
Receita Federal
O expediente será das 7h às 13h. Contribuintes com agendamento para atendimento em horários sem funcionamento devem entrar no sistema para alterar a data.
Agência do INSS
O expediente ocorrerá até as 13h. As atividades dos servidores serão autorizadas e facultativas em todas as agências para cumprimento de suas atividades.
A EPTC adotará a tabela eventual para os horários de ônibus em Porto Alegre nesta sexta. Os horários de pico do turno da manhã serão mantidos, assim como a oferta de veículos. A principal alteração será à tarde, com a concentração de viagens entre 12h e 15h.
Escolas privadas
Segundo o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, nos dias de jogos do Brasil que coincidem com dias letivos, as instituições têm liberdade para se organizar.
Escolas estaduais
A Secretaria da Educação definiu que nesta sexta-feira, no turno da manhã, os alunos da rede estadual não terão aulas, havendo apenas atividade interna para os professores, relativa ao debate do novo Referencial Curricular Gaúcho, em desenvolvimento. Na parte da tarde, em função do jogo do Brasil, as escolas terão autonomia quanto ao horário de funcionamento. As aulas não ministradas serão recuperadas até a integralização do ano letivo de 2018.
Escolas municipais
As aulas ocorrerão normalmente nas escolas municipais da capital gaúcha.
Saúde
O Samu (192) mantém plantão 24 horas, assim como o Centro de Informações Toxicológicas (0800-721-3000). A Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre e o Hemocentro-RS funcionam das 8h às 14h.
Prefeitura da Capital
O expediente de órgãos da prefeitura será das 8h às 14h, exceto em atividades consideradas essenciais.
Supermercados
Conforme a Agas (Associação Gaúcha de Supermercado), o funcionamento ficará a critério de cada supermercado.
Comércio
O Sindilojas Porto Alegre informa que a abertura do comércio da Capital e de Alvorada é opcional nos dias de jogos. Não existe obrigação legal para que os empresários liberem os colaboradores de suas funções nesses dias, mas, para que não haja desconforto, a orientação é que seja feito um acordo sobre a abertura do estabelecimento.