Ícone do site Jornal O Sul

Os três melhores exercícios para tonificar os braços depois dos 50 anos

Flexões estão entre as opções práticas de exercícios, sem equipamento envolvido. (Foto: Freepik)

Aos 49 anos, a rainha Letizia da Espanha tornou-se uma referência fitness depois de usar roupas que revelam seus braços tonificados. A verdade é que treinar essa parte do corpo ao entrar na casa dos 50 anos se torna um desafio e, ao mesmo tempo, uma obsessão estética.

Os braços se tornaram o novo desafio tanto para mulheres quanto para homens. Se eles ainda não são definidos, é melhor começar o quanto antes, pois a deterioração é maior com o passar do tempo sem treinar.

“Todo músculo é treinável, você não vai conseguir aos 50 anos o mesmo resultado que um jovem de 20 anos consegue. Qualquer músculo que você não movimenta atrofia e se lesiona com o tempo, mas você reduz a probabilidade de ter lesões se se acostumar a fazer exercícios físicos”, revela a médica do esporte Alejandra Hintze.

Como tonificar?

Para a profissional existem dois elementos essenciais a se levar em conta quando se pensa em treinar os braços: a gordura localizada e a forma correta de tonificar os músculos.

“Aquela frase que diz que quanto mais tonificados os músculos, mais a gordura diminui é um mito. Se fizer muito exercício de braço vai tonificar mas não diminuir”, explica Hintze.

Flexões

Estas podem ser feitas com o seu próprio peso e sem a necessidade de elementos externos. Tem duas posições: com os braços abertos para fora como um “sapo” para trabalhar o esterno e o peito; ou faça estilo fechado, onde a linha dos ombros segue os braços e trabalha tríceps e peito.

Paralelo

Este exercício trabalha tríceps e bíceps e pode ser praticado em academia ou em casa. Neste último caso, a elevação é feita colocando os pés em cima de uma cadeira e os braços, voltados para trás, em outra cadeira, então a pessoa fica “sentada” no ar e se inclina para baixo e faz força para subir, em forma de “L”.

Rosca de bíceps

Como o próprio nome indica, apenas o bíceps é trabalhado, mas de forma concentrada. É um exercício muito prático e eficaz, grandes resultados são alcançados se feito corretamente. O exercício é feito com elásticos longos.

Você pisa nele com os dois pés e braços junto ao corpo e os alonga de baixo para cima, chegando até o ombro.

esportes como a natação, o tênis ou o ciclismo são excelentes para alternar com o treino de braços porque oxigenam o sangue e melhoram a resistência.

Sair da versão mobile