Sob a batuta do maestro Henrik Schaefer, diretor musical da Ópera de Gothenburg (Suécia), a orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza concerto nesta terça-feira (30), às 20h30min, no Salão de Atos da Ufrgs.
O repertório destaca obras de Hugo Alfvén (1872-1960), Edvard Grieg (1843-1907) e Jean Sibelius (1865-1957), compositores de países escandinavos que buscaram inspiração no folclore nórdico para seus trabalhos. O solista convidado é o pianista gaúcho radicado nos Estados Unidos Alexandre Dossin.
“Como sou diretor musical na Suécia, pensei que um programa escandinavo seria interessante”, explicou Schaefer. A noite começa em ritmo de celebração. A obra “Midsommarvaka”, do sueco Hugo Alfvén, relembra a chegada do Solstício de Verão, festividade típica da Suécia, conhecida como “Midsommar”.
Na sequência, a orquestra chama ao palco o pianista Alexandre Dossin para executar o “Concerto para Piano” do norueguês Edvard Grieg. Para encerrar a noite, a Ospa relembra a “Sinfonia nº 2”, do finlandês Jean Sibelius. A orquestra executa a obra prestando homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor.
Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20, e serão vendidos a partir do dia anterior ao evento na bilheteria do local.