Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de julho de 2017
Marcello Guerchfeld é um dos maestros e violinistas com mais intensa atividade didática no RS. No dia 18 de julho, terça-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) recebe-o no Theatro São Pedro para um concerto especial dedicado ao repertório para cordas. Ele rege programa com obras de Antonio Vivaldi, Francesco Geminiani e Johann Sebastian Bach, e será também solista de algumas peças ao lado de premiados violinistas que foram seus alunos: Emerson Kretschmer, Silvane Guerra, Brigitta Calloni, Danilo C. Vieira e Carlos Sell. Ingressos à venda na bilheteria do Theatro São Pedro.
Vivaldi (1678-1743), um mestre na escrita de concertos, atualizou essa forma musical no contexto da música barroca. A Ospa executa três de suas composições: “Concerto para cordas em Lá Maior F XI n. 4”; “Concerto em Fá Maior para três violinos e cordas” com solos do próprio Marcello, de Brigitta Calloni e de Emerson Kretschmer; e “Concerto em Si menor op.3 n.10 para quatro violinos e cordas”. Neste último, além do trio formado por Marcello, Emerson e Brigitta, se destacam como solistas Carlos Sell e Silvane Guerra.
De Geminiani (1687-1762), a Ospa toca o Concerto Grosso “La Follia”, que tem no título um dos mais populares e emblemáticos temas do Barroco. A peça consiste em um arranjo de Geminiani sobre a Sonata op. 5 nº 12 de Arcangelo Corelli, compositor de quem era seguidor. Por fim, a orquestra apresenta o “Concerto em Ré Maior para três violinos e cordas” de Johann Sebastian Bach (1750-1685), uma obra que raramente é interpretada em Porto Alegre.
Marcello foi professor titular de violino e viola na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por 30 anos (de 1972 a 2002). Com formação na Juilliard School of Music de Nova Iorque (EUA), chegou a receber o Prêmio Açorianos de Música por suas atividades pedagógicas.
O concerto conta com a participação especial do cravista Fernando Cordella.
Marcello Guerchfeld (Brasil| regência e violino)
Graduado e Pós-graduado pela Juilliard School of Music de Nova Iorque (EUA), Guerchfeld recebeu “Diploma di Mérito” em Violino da Accademia Chiggiana de Música de Siena (Itália) e “Premier Prix” em Música de Câmara pelo Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica). Atuou em orquestras como as de câmara de Bruxelas e de Zurich. Foi diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, coordenador do Mestrado em Música da UFRGS, além de professor e artista convidado nos Festivais de Música de João Pessoa, Campos do Jordão, Londrina, Brasília, Salvador, Curitiba, Tatuí, Aracaju, Campos dos Goitacazes (RJ), Juiz de Fora (MG), São João Del Rei (MG), Vale Veneto, Femusc e Goiânia, entre outros. Ganhou o Prêmio Açorianos de Música por atividades pedagógicas.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.
Programa
Regente: Marcello Guerchfeld (Brasil)
Solistas: Marcello Guerchfeld, Emerson Kretschmer, Silvane Guerra, Brigitta Calloni, Danilo C. Vieira e Carlos Sell (Brasil | violino)
Cravo: Fernando Cordella (Brasil)
Serviço
Concerto da Ospa | Série Theatro São Pedro
Quando: Dia 18 de julho de 2017, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Cetro – Porto Alegre)
Ingressos: À venda na bilheteria do Theatro
Horário da bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h.
Voltar Todas de Dicas de O Sul