Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2015
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza concerto neste domingo (16), às 19h, na Igreja Matriz de Caçapava do Sul. A apresentação, uma homenagem ao bicentenário da instituição, terá regência de Arthur Barbosa. A entrada é franca.
No programa, estão obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-179), Georges Bizet (1838-1875), Jean Sibelius (1865-1957), Antonín Dvorak (1841-1904), Piotr I. Tchaikovsky (1864-1920), Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Aram Katchaturian (1903-1978).
O concerto começa com a abertura de “O Rapto do Serralho”, de Mozart. A peça, ambientada em um Oriente imaginado pelo austríaco, é marcada pelo “estilo turco” que tomou corpo na obra de compositores de Viena no final do século XVIII. Na sequência, a orquestra apresenta a Suite nº 1 de “Carmen”, a mais célebre ópera de Bizet. Inserida em um contexto espanhol, a produção tem um enredo que mistura amor e violência, envolvendo ciganos, soldados, contrabandistas e toureiros.
O finlandês Sibelius, cujos 150 anos de nascimento são lembrados neste ano, também é homenageado. Sua “Valsa Triste” foi composta para a peça “Kuolema”, de Arvid Järnefelt, e será apresentada. Com destaque para obras de cunho nacionalista e folclórico, o repertório segue com a “Dança Eslava nº 7”, de Dvorák. Inspirado nas “Danças Húngaras” do seu amigo Brahms, ele compôs as “Danças Eslavas” entre 1878 e 1886.
A Valsa de “O Lago dos Cisnes”, parte do balé de Tchaikovsky, é a seguinte no programa. Já o brasileiro Nepomuceno, o próximo do repertório da Ospa, ficou conhecido justamente por explorar a matéria-prima cultural nacional. O seu “Batuque”, última parte da “Série Brasileira”, do final do século 19, traz elementos rítmicos da dança afro-brasileira, coisa até então pouco explorada. A seguir, a orquestra executa a Valsa da suite “Masquerade”, de Katchaturian. O compositor escreveu a obra para a peça de mesmo nome do russo Mikhail Lermontov. O Farandole de “L’Arlésienne”, de Bizet, encerra a noite. Trata-se de um dos movimentos da música do espetáculo de Alphonse Daudet.