Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de março de 2021
Estação vai até 21 de junho e geralmente é marcada por dias de calor, assim como no verão, e também por dias de quedas bruscas de temperatura
Foto: PixabayO outono no Hemisfério Sul começou neste sábado (20) às 6h38min e só termina em 21 de junho. Até lá, o Brasil deve viver a transição entre o verão e o inverno, geralmente marcada por dias de calor, assim como no verão, e dias de quedas bruscas de temperatura.
O Sul do País deverá ser a primeira região do País a sentir as mudanças de temperatura comuns na estação. As primeiras ondas de frio podem começar no fim de abril. Neste ano, o outono deverá ter mais dias seguidos de tempo seco e mais dias de calor do que normalmente.
Na região Sudeste, as primeiras semanas da nova estação deverão ser de chuva, mas, no geral, o índice de precipitação deverá ficar abaixo da média, com dias quentes especialmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Já no Centro-Oeste, abril dever iniciar com uma incidência de chuva bem distribuída entre o Mato Grosso e o Distrito Federal. No Mato Grosso do Sul, os meses de abril e maio deverão ter pouca chuva. A temperatura pode ficar alta e o tempo mais seco pode facilitar as queimadas.
O Norte e Nordeste não devem sentir tanto a mudança, já que têm na maior parte do tempo, na verdade, duas estações: a chuvosa e a seca. Por enquanto, o Norte passa pela estação com chuvas todos os dias. Quando maio chegar, a chuva pode começar a diminuir, mas ainda deve ocorrer quase diariamente. No Nordeste, a precipitação se concentra na faixa leste da região.