Ícone do site Jornal O Sul

Ouvir música pode aumentar a produtividade no trabalho

A música é uma das grandes aliadas na concentração e na produtividade. (Foto: Reprodução)

Distração ou foco, o que você acha que a música pode causar em você durante o trabalho? Há aqueles que se distraem com suas canções favoritas. Mas também existem pessoas que não largam o fone de ouvido durante o expediente e se sentem muito mais produtivos. Seja qual for o seu lado, existem estudos que afirmam que ouvir música no trabalho aumenta a produtividade. Confira o que dizem os cientistas e como usar o som a seu favor.

O que dizem os especialistas sobre o aumento da produtividade com a música

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Windsor, no Canadá, a música é uma das grandes aliadas na concentração e na produtividade. A música também provoca uma sensação de satisfação e felicidade, melhorando, assim, o humor de quem as ouve durante o expediente. É certo que as experiências musicais variam de pessoa para pessoa, por isso, é importante saber que nem toda canção trará o mesmo efeito para cada um.

Menos barulho e mais foco

O ambiente de trabalho pode ser muito barulhento e cheio de distrações, por isso, um bom par de fones pode ser o seu aliado na realização eficaz de tarefas. Em uma entrevista ao The New York Times, o médico de medicina integrativa Dr. Amit Sood, afirmou que as mentes tendem a vagar durante o dia e a música tem o poder de restabelecer a linha de raciocínio, trazendo a pessoa para o momento presente.

Outra especialista no tema, a Dra. Teresa Lesiuk, que trabalha no programa de terapia musical da Universidade de Miami, afirma que, em uma pesquisa realizada com profissionais de TI que ouvem música durante todo o seu período de trabalho. Esses tendiam a entregar as suas tarefas mais rapidamente e de forma mais eficaz, em relação a seus colegas que não ouviam música.

As melhores músicas

Gosto musical é subjetivo, mas existem alguns tipos de música que contribuem para um maior foco no ambiente de trabalho. Os estilos instrumentais são os mais indicados, principalmente para aqueles que se distraem fácil com as letras. Mas nada impede de você ouvir a discografia do seu artista preferido. Só não vale se ficar cantando e esquecer das suas atividades.

Entre os estilos mais indicados estão: música clássica, sons da natureza, jazz instrumental, trilhas instrumentais de jogos e filmes e aquelas músicas que fazem você se sentir bem, independente da situação. Nos serviços de streaming, existem diversas listas que ajudam na concentração. No Spotify, por exemplo, há uma seção chamada “Foco” com opções de playlists para os mais variados momentos.

Sair da versão mobile