Viagem e TurismoPacote de viagem em dólar ou real? Compare e decida
Por
Redação O Sul
| 24 de setembro de 2015
Compartilhe esta notícia:
Problemas domésticos castigam algumas divisas mais fortemente, e o Brasil está nessa onda. (Foto: Banco de Dados)
Com o dólar rompendo a barreira dos 4 reais, repensar o destino de férias é medida que entrou de vez no radar dos brasileiros. Segundo o Ministério do Turismo, a intenção de viajar pelo País chegou, em agosto, a um índice recordista para os últimos cinco anos: 78% dos brasileiros que pretendem viajar pensam em fazer isso no Brasil. O dado é da pesquisa mensal sobre intenções de viagem.
Presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Magda Nassar afirma que “cresceu nitidamente o interesse por pacotes de viagens nacionais”. A entidade ainda não tem números – o relatório de cada ano é fechado em março seguinte. No ano passado, 68% do volume de vendas foi de pacotes nacionais. Em número de passageiros embarcados, a associação prevê um aumento de pelo menos 15% para destinos nacionais até o fim de 2015. Mas não há previsão de quanto dessa proporção virá da redução nos embarques internacionais.
“As companhias aéreas estão fazendo muitas promoções”, diz Magda. “Por enquanto, sentiram uma redução entre 5% e 8% no número de passageiros”, completa.
Mas, e na hora de escolher, efetivamente? Qual o peso real da alta do dólar no custo final do pacote de férias? Para ajudar na decisão, pedimos a três das principais operadoras de viagem no Brasil opções de pacotes ao exterior e alternativas com valor similar pelo Brasil. Confira oito opções:
Orlando (EUA) – Custa desde 911 dólares (3.807,98 reais na cotação de 4,18 reais usada pela CVC) por pessoa o pacote de 5 noites, com aéreo e hospedagem em hotel três-estrelas. (Foto: Reprodução)
Maceió (AL) – Com o mesmo valor de 3.807,98 reais por pessoa é possível passar sete noites em hotel quatro-estrelas a 200 metros da Praia dos Franceses, com café da manhã, traslados de chegada e partida e city tour. Aéreo incluído na CVC. (Foto: Reprodução)
Fortaleza (CE) – Na CVC, o valor de 3.807,98 reais vale também sete noites na capital cearense em hotel quatro-estrelas de frente para a praia de Mucuripe, café da manhã, traslados, city tour e aéreo. (Foto: Reprodução)
Foz do Iguaçu – Terceira opção da CVC com valor equivalente ao pacote de Orlando, 3.807,98 reais, inclui cinco noites de hospedagem em resort com meia pensão, aéreo, traslados e city tour. (Foto: Reprodução)
Santiago (Chile) – Custam 809 dólares por pessoa, ou 3.729 (com câmbio a 4,10 reais), quatro noites no hotel Panamericano, com aéreo, café da manhã, traslados de chegada e saída, city tour, tour de compras em outlet, excursões a Viña del Mar, Valparaíso e à vinícula Undurraga. Inclui seguro. Embarque em outubro e novembro, exceto feriados. (Foto: Reprodução)
Evento na Serra Gaúcha tem programação intensa até o dia 30 de janeiro. (Foto: Divulgação)
Porto de Galinhas (PE) – Em pleno verão, custam 3.430 reais por pessoa sete noites com café da manhã no Hotel Village Porto de Galinhas. Inclui aéreo e traslados de chegada e saída. O valor é para as férias de janeiro. (Foto: Reprodução)
Barcelona (Espanha) – Passar seis noites no quatro-estrelas Pestana Arena, com todos os cafés da manhã inclusos e passagens aéreas, sai a partir de 4.198,63 reais (ou 1.033,14 dólares) na TAM Viagens, com dólar cotado a 4,03 reais. (Foto: Reprodução)