Quinta-feira, 14 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Paes fecha coalizão

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Paes seria o ‘Nevorsinho’ na planilha de Marcelo Odebrecht. (Foto: Beth Santos/PCRJ)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Residente em Washington DC, o ex-prefeito Eduardo Paes deu um pulo discreto no Rio de Janeiro no último fim de semana e praticamente fechou sua coalizão que o lançará ao Governo do Estado ano que vem. Ele se reuniu por horas com o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, na casa do cacique na Barra da Tijuca. E fez um périplo para encontros com Francisco Dornelles (PP), Carlos Lupi, presidente do PDT, e a deputada Cristiane Brasil, do PTB. Chefão do PMDB, Picciani vai promover uma reunião com a bancada federal do partido na segunda-feira para detalhar o pré-acordo.

A conferir

Peemedebistas acreditam que vão cair as suspeitas contra Paes na Lava-Jato. Ele seria o ‘Nevorsinho’ na planilha de Marcelo Odebrecht. Falta combinar com a Justiça.

Na pista

As movimentações partidárias de Bernardinho (Novo) e Romário (Podemos) como pré-candidatos ao Governo fizeram Paes pegar um voo para o Rio há dias.

Prisão de Aécio

O STF inventou a sentença meia-boca para Aécio Neves. A expressão “Recolhimento Domiciliar Noturno” é a forma elegante de dizer ‘esteja preso em regime domiciliar’.

Na fila

Até ontem à noite a Mesa do Senado Federal não recebera a notificação do STF sobre o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo secretários, deve demorar até uma semana – tempo que Aécio poderá circular pela Casa. Afastado, Aécio poderá receber só um terço do salário, descontadas algumas rubricas como ausência em plenário.

Ensino religioso

Por maioria dos votos, o STF julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439 apresentada pela PGR para validar o ensino da história das religiões nas escolas do Brasil. Para o Supremo, poderá haver ensino religioso confessional na grade curricular do ensino básico. Cabe cada Estado fazer a sua grade.

Memória

Em recente e inédita pesquisa nacional encomendada pela Coluna à Paraná Pesquisas, a ampla maioria dos entrevistados (63,3%) aprovaram o tema nas escolas, enquanto 30,2% se disseram contra – e 6,5% não opinaram ou não souberam responder.

Novo na urna

O Partido Novo convidou o bilionário do setor varejista Romeu Zema, do Triângulo Mineiro, para se candidatar ao Governo de Minas Gerais. Ele deve aceitar.

Mais seguro

O Premmia, programa de brindes da BR, sorteará passeio de helicóptero: “Conheça as belezas do Rio de Janeiro a partir de um novo ângulo: de cima”, informa a promoção.

Há controvérsias

A crise econômica alardeada pelo Governo é “fabricada”. A afirmação é da auditora aposentada da Receita e fundadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida. “Fabricada principalmente pela política monetária suicida praticada pelo Banco Central, que gera despesa elevadíssima, sobrecarrega o orçamento e cria mais dívida pública”.

Pela TV

Nenhum deputado do PMDB foi visto no plenário da Câmara no momento em que a segunda-secretária da Câmara, Mariana Carvalho (PSDB-RO), lia o trecho da denúncia do ex-PGR Rodrigo Janot que chama o núcleo do partido de organização criminosa.

Tropa de elite

Apesar da frota de viaturas Captiva na garagem, o Senado irá abrir pregão para “locação de veículos automotores, sem motorista, com combustível e com lavagem automotiva para atendimento às atividades da Secretaria de Polícia do Senado Federal”. Custará R$ 600 mil ao contribuinte por 12 meses.

Otimista

Ex-ministro palaciano do Governo Lula e atual vice-presidente e corregedor do TCU, José Múcio Monteiro classifica de “inimaginável” a crise política. “Atingiu todos dos Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo. Mas nós estamos mais perto do fim da crise do que no princípio dela”, acredita.

Otimista 2

José Múcio vê excessos dos Poderes também: “Sim: excessos e omissão. A gente sabe que só quando todo mundo disser ‘eu tenho que fazer a minha parte’ é que nós vamos sair disso. A eleição de 2018 vai ajudar a mudar de cenário, mas não vai resolver”.

Fiat lux!

Lembram do cidadão que esperava ligação de energia em casa alugada há duas semanas em Itaporanga (BA), Trancoso? A Coelba apareceu ontem e acionou o padrão de luz.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Aprovado o parcelamento de dívidas em até 175 parcelas, com abatimentos de juros e multas
Bullying: o perigo mora ao lado
https://www.osul.com.br/paes-fecha-coalizao/ Paes fecha coalizão 2017-09-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar