O Grêmio vai ter que abrir o bolso para contar com o zagueiro Lucas Freitas. Ciente do interesse dos gaúchos, o Palmeiras já sinalizou que está descartada a possibilidade de uma cessão sem custos ou com projeção de venda futura, e aguarda uma proposta para começar a discutir valores.
O cenário é diferente do que se apresentava com o Juventude, quando a negociação caminhava para um empréstimo gratuito sem opção de compra. Por se tratar de um concorrente direto e que participará da Copa Libertadores da América, os paulistas entendem que a compensação financeira é determinante para o avanço das tratativas.
O jogador vê com bons olhos do desejo do Grêmio, mas deixa a decisão nas mãos do Palmeiras, que não estipulou um valor para a negociação. Os gremistas avaliam apresentar uma oferta por parte dos direitos econômicos, deixando um percentual ainda com os palmeirenses para diminuir o investimento.
Lucas Freitas foi um dos destaques da Chapecoense na campanha que possibilitou a permanência na Série B sendo titular em todos os 23 jogos desde que chegou do Moreirense, de Portugal, na metade da temporada. Campeão da Copinha de 2022 pelo Palmeiras, o zagueiro tem contrato até o fim de 2025.
Freitas foi revelado pelas categorias de base do Flamengo. Ainda bem jovem, passou pelo time B do Valladolid, da Espanha. Em 2021, retornou ao futebol brasileiro pelo Palmeiras, clube pelo qual chegou a atuar em três partidas no Brasileirão daquele ano.