Com seu papel em SOS Malibu, a atriz Pamela Anderson virou um ícone de beleza mundial e, por muitos anos, viveu da atenção e do dinheiro que ganhou com essa estética da perfeição.
Mas, aos 57 anos, ela cansou da pressão estética. Concorrendo ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática, Anderson apareceu de cara lavada no tapete vermelho da premiação — e chamou a atenção do mundo por isso.
Ademais, ela também optou por não contar com a ajuda de um estilista e escolheu sua roupa por conta própria. Em entrevista à revista ‘Variety’, ainda adicionou que se montou sozinha, até mesmo o cabelo. “”Sem stylist, sem equipe de beleza, só eu”, detalhou.
Parte de sua motivação para reduzir a maquiagem era o desejo de “se livrar de sua imagem de Barb Wire e da personificação de ‘Baywatch'” – e ser vista “como uma atriz séria”, como informou uma pessoa próxima a ela, segundo publicação do site britânico Daily Mail.
“Quando ela entrou nisso, parte de sua motivação era se despir de sua imagem de Barb Wire e personificação de Baywatch. Shew queria ser vista como uma atriz séria”, disse uma fonte ao site.
Decisão em 2023
A atriz canadense teve a carreira marcada por sua participação na série “Baywatch”, de 1989, e se tornou um ícone da moda, além de um símbolo de sensualidade e beleza em Hollywood, marcando gerações a partir da década de 1990.
Anderson adotou o costume em 2023, pois, em sua opinião, maquiagem “tem hora e lugar” e, em sua vida pessoal, “não fazia mais sentido”. Além disso, em um papo com a ‘Fox News’, afirmou que estava se vestindo para si. “Decidi não usar maquiagem e me senti como uma menina de cinco anos. Eu me senti tão livre, nem sabia se notariam. Apenas me olhei no espelho e disse: ‘Você tem quase 60 anos e isso é bom o suficiente'”, detalhou durante a edição da Semana de Moda de Paris há dois anos.
Se por um lado a atitude foi alvo de críticas de internautas, do outro rendeu elogios por sua ousadia, como foi o caso da atriz Jamie Lee Curtis.
“A revolução da beleza natural começou oficialmente! Em meio à semana da moda, com tantas pressões e posturas, esta mulher apareceu e reclamou o seu lugar à mesa sem nada na cara. Estou tão impressionada e abalada com este ato de coragem e rebeldia”, escreveu Curtis em um post no Instagram.
A publicação da atriz, feita no começo de outubro, rendeu milhares de curtidas e quase 9 mil comentários, muitos deles aplaudindo Pamela.