Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 14 de junho de 2020
“A pandemia está mostrando um declínio. Efetivamente já se mostra uma redução como média nacional”, disse o ministro da Saúde
Foto: ReproduçãoA pandemia de coronavírus mostra um leve declínio de casos e mortes em algumas das regiões do Peru, informou o ministro da Saúde, Víctor Zamora, neste sábado (13).
“A pandemia está mostrando um declínio. Efetivamente já se mostra uma redução como média nacional”, disse Zamora. “Esperamos que essa tendência se mantenha, mas não significa que cruzaremos os braços”.
Zamora afirmou que a queda é registrada principalmente nas regiões mais atingidas pela pandemia, como Lambayeque, Piura e Tumbes, ao norte, e Loreto (na Amazônia, fronteira com Brasil, Colômbia e Equador), onde houve escassez de oxigênio e de equipamentos de segurança para médicos.
“Na cidade de Iquitos [Loreto], houve um declínio acentuado”, comentou o ministro. O Peru está há quase 13 semanas em confinamento obrigatório e ocupa o oitavo lugar do mundo entre os países com mais casos de coronavírus, atrás da Itália, mas na frente da França, Alemanha e Irã.