Domingo, 02 de fevereiro de 2025
Por Bruno Laux | 4 de dezembro de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Raposas no Congresso
Ao comentar na COP28, em Dubai, sobre a tentativa da oposição no Congresso em derrubar o veto ao marco temporal das terras indígenas, o presidente Lula afirmou que os parlamentares são como uma raposa tomando conta do galinheiro. Ao reconhecer a possibilidade de derrota sobre a questão, o chefe do Executivo destacou a necessidade de “construir uma força democrática capaz de ganhar o Poder Legislativo”.
Criminalização do agro
A bancada ruralista no Congresso reagiu à declaração do presidente Lula sobre a questão do marco temporal, afirmando que ele “criminaliza” a produção rural. Os parlamentares alegam que a intenção do líder brasileiro é governar com o STF em detrimento do diálogo com as Casas Legislativas.
Viagem à Etiópia
O presidente Lula deve viajar à Etiópia em fevereiro de 2024 para participar da Cimeira da União Africana. Pessoas próximas ao chefe do Executivo afirmam que ele aceitou o convite do bloco para participar do evento em Adis Abeba, cidade sede do grupo e capital etíope.
Ato contra Dino
Parlamentares apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão articulando um ato para o dia 10 de dezembro, em diversas cidades do país, para pressionar o Senado contra a indicação de Flávio Dino ao STF. A manifestação vem sendo anunciada por diferentes nomes bolsonaristas de destaque no Congresso, os quais pedem pelo veto da nomeação.
Divergência interna
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vem divergindo de membros bolsonaristas do partido sobre as chapas da legenda para a eleição do próximo ano. Enquanto o líder partidário defende uma maior liberdade aos diretórios regionais para a escolha dos representantes no pleito, integrantes alinhados a Bolsonaro apoiam a centralização das escolhas.
Divergência interna II
A divergência entre o entorno de Valdemar e os bolsonaristas da legenda se estende também a uma série de posicionamentos que o partido tem adotado. O núcleo próximo ao presidente do PL defende o fortalecimento do partido de forma independente do movimento de apoiadores de Jair Bolsonaro.
Mitigação de impactos
O líder da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), solicitou ao Executivo federal o avanço de uma medida provisória para tratar do iminente colapso da Mina 18 da Braskem, em Maceió (AL). Em uma ligação com o presidente em exercício Geraldo Alckmin, o parlamentar pediu apoio para a construção de moradias e outros efeitos saneadores.
Proteção de celulares
O Ministério da Justiça deve lançar nesta semana um aplicativo para permitir o bloqueio remoto de celulares por pessoas de confiança em casos de furto ou roubo. A medida é voltada à prevenção de vazamento de dados pessoais e acesso a aplicativos bancários pelos criminosos.
CPI da Braskem
O pedido de abertura de uma CPI no Senado para investigar a situação de colapso iminente da mina da Braskem, em Maceió, deve avançar somente no próximo ano. A solicitação, apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), encontra dificuldades de ir adiante frente à agenda cheia e tempo curto do Congresso em dezembro.
Alertas orçamentários
O Ministério do Planejamento e Orçamento elaborou um mecanismo de alerta para antecipar ao governo federal eventuais riscos de comprometimento do espaço fiscal nas contas públicas nos próximos anos. A medida busca viabilizar a tomada de ações de revisão de gastos, quando necessário, de modo a evitar a insustentabilidade do orçamento no futuro.
Ação climática
Integrando a programação da COP28, em Dubai, o vice-governador Gabriel Souza participou no sábado do painel “Cúpula Local de Ação Climática”. O líder gaúcho apresentou as ações do governo do RS no enfrentamento das mudanças climáticas, destacando os recentes eventos extremos ocorridos no Estado.
Renovação da frota
O Ministério da Saúde entregou na sexta-feira oito novas ambulâncias do SAMU 192 que serão encaminhadas a cinco municípios gaúchos. A renovação da frota, viabilizada através do investimento de R$2,3 milhões, integra uma ação do governo federal para tornar o serviço disponível em todo Brasil.
Falhas logísticas
As CPIs da Câmara de Porto Alegre que vêm apurando supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação devem encerrar os trabalhos nesta segunda-feira com a votação do relatório final. Após a apresentação do documento elaborado pelo vereador Mauro Pinheiro (PL), relator de ambos colegiados e integrante da base governista, os vereadores devem encaminhar o material para votação.
Formação de cartel
A vereadora Mari Pimentel (NOVO), presidente da CPI da oposição que investiga a pasta da Educação, entregou na última semana ao MPRS um relatório paralelo sobre os trabalhos dos colegiados. Ao contrário do documento de Pinheiro, que trata a questão como “falhas de logística”, ela aponta uma suposta formação de cartel para restrição de concorrência e viabilização da venda de materiais escolares à gestão Melo.
Qualidade de serviços
A Comissão de Urbanização da Câmara de Porto Alegre se reúne nesta terça-feira para dialogar sobre os serviços prestados pela CEEE Equatorial em Porto Alegre. A discussão deve abordar, entre outras questões, a estrutura do plano de investimentos para melhoria da qualidade do atendimento da companhia.
Dezembro Vermelho
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre promoverá durante este mês uma série de ações em alusão à campanha Dezembro Vermelho, voltada ao enfrentamento do HIV e da AIDS. A pasta deve realizar a distribuição de preservativos e de materiais de orientação nas unidades de saúde da Capital, além de uma mobilização para testagem da doença.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.