Ícone do site Jornal O Sul

Panorama Político

(Foto: Reprodução)

Ministério da Segurança

Após a escalada da crise na segurança pública do RJ, as equipes do Planalto vêm discutindo a criação de um ministério específico para a área da Segurança Pública. Apesar de ainda não haver consenso sobre a separação do segmento da pasta da Justiça, o presidente Lula mencionou a possibilidade em uma entrevista nesta terça-feira.

 

Sertão Vivo

No primeiro ato após o recesso para recuperação de uma cirurgia no quadril, o presidente Lula participou nesta terça-feira, em Brasília, do lançamento do Projeto Sertão Vivo. A iniciativa deve fornecer apoio aos estados do Nordeste que avancem com ações de resiliência climática da população do Semiárido.

 

Inclusão nos inquéritos

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, se comprometeu com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em incluir o relatório final da CPMI dos Atos Golpistas nos inquéritos sobre as invasões do 8 de janeiro que tramitam no Supremo. O magistrado deve analisar o documento para dar os devidos encaminhamentos, mas já adiantou a apuração de diferentes nomes citados no relatório.

 

Decisão tomada

Pessoas no entorno de Lula afirmam que ele já tomou a decisão sobre um sucessor para Rita Serrano na presidência da Caixa Econômica Federal. O presidente deve indicar o funcionário de carreira Carlos Antônio Vieira Fernandes, o qual foi sugerido pelo líder da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

 

Situação repetida

Em meio à preocupação das equipes do Planalto com o avanço do candidato de extrema-direita Javier Milei para o segundo turno nas eleições argentinas, o presidente Lula vem tentando tranquilizar o seu entorno. O chefe do Executivo afirma que já governou em meio a lideranças de direita na América Latina e que não foi “o fim do mundo”.

 

Elogios da oposição

O ex-presidente Jair Bolsonaro viu com bons olhos o movimento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no avanço de propostas de limitação das ações do STF. O ex-mandatário deu os parabéns ao líder parlamentar em um discurso nesta terça-feira à membros da bancada ruralista.

 

Suposta difamação

Jair Bolsonaro entrou com uma ação por injúria e difamação no STF contra o presidente Lula em função de uma fala de maio deste ano. Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que o ex-presidente era dono de uma mansão do irmão de Mauro Cid.

 

Nova rodada

O TSE iniciou nesta terça-feira o julgamento de mais três ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder político e econômico, além de conduta irregular nas comemorações do Bicentenário da Independência. A análise representa a terceira leva de processos contra ele na Corte Eleitoral.

 

Derrubada de vetos

Parlamentares da Bancada Ruralista no Congresso estão tentando acelerar a votação da possível derrubada dos vetos presidenciais sobre o texto do Marco Temporal. O grupo segue articulando junto a lideranças partidárias e aos presidentes das Casas Legislativas para pautar a análise da decisão do presidente Lula.

 

Parecer protocolado

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) protocolou nesta terça-feira na CCJ do Senado o parecer final do texto da Reforma Tributária. Apesar do material apresentado, a proposta somente deve ser votada no colegiado no dia 7 de novembro.

 

Apoio externo

O governador Eduardo Leite recebeu nesta terça-feira uma missão do Banco Mundial que está no RS para reunir informações sobre os impactos das inundações de setembro no Estado. O grupo, que deve passar ainda pelo Vale do Taquari nesta semana, segue verificando os locais para articular apoio aos municípios gaúchos.

 

Narrativa da base

A vereadora Mari Pimentel (NOVO) se defendeu em relação ao que chama de “narrativa” da base do governo que a acusa de intimidar as testemunhas das CPIs que investigam irregularidades na Secretaria Municipal de Educação. A parlamentar negou que os depoentes estejam sendo pressionados para não falar a verdade e criticou a falta de cooperação da prefeitura com o fornecimento de informações ao colegiado.

 

Resposta agressiva

Em resposta a Mari Pimentel, o líder do Executivo na Câmara Municipal, vereador Idenir Cecchim (MDB), afirmou que “só se pode dar importância para o que tem importância”. Ele acusou a vereadora de querer trazer coisas “ilegais e vergonhosas” ao colegiado por não ter o que dizer.

 

Saúde mental

A Câmara de Porto Alegre aprovou na segunda-feira um projeto de lei que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes. A iniciativa prevê uma série de ações de conscientização sobre a valorização da vida, além de capacitações para cidadãos saberem como agir frente a quadros de sofrimento ou transtornos psíquicos.

 

Participação popular

A ex-deputada Manuela d’Ávila defendeu nas redes sociais nesta terça-feira a realização de prévias para a eleição municipal em Porto Alegre no próximo ano. Candidata à prefeitura da Capital em 2020, ele aponta como um caminho viável um processo aberto anterior ao pleito, com participação popular.

 

Transporte elétrico

Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre visitaram na segunda-feira fabricantes de ônibus elétricos e operadores do sistema em São Bernardo do Campo (SP). Eles estiveram avaliando as vantagens e custos da operação e os processos relacionados a sua implementação.

 

Devolução animal

O Gabinete da Causa Animal de Porto Alegre segue entregando os cães resgatados com auxílio da Defesa Civil durante as enchentes de setembro na região das Ilhas. Desde o início da ação, 80 animais foram devolvidos aos donos após serem microchipados, castrados e receberem coleira antiparasitária.

Sair da versão mobile