Apoio religioso
A eventual indicação do advogado-geral da União Jorge Messias ao STF vem sendo considerada por parlamentares evangélicos como uma oportunidade de ter na Corte um nome que deve manter posicionamentos conservadores na análise de pautas de costumes. Mesmo com alinhamentos mais próximos à esquerda e ao PT, o atual líder da AGU, que é evangélico, possui apoio no meio religioso.
Aproximação com o STF
Dando continuidade na estratégia de aproximação com os outros Poderes, o presidente Lula agendou um encontro com o ministro do STF Nunes Marques após ele se recuperar de uma cirurgia no quadril realizada na última semana. A reunião com o ministro indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ocorre após o chefe do Executivo ter indicado um nome próximo ao magistrado ao TRF-1.
Oposição articulada
Favorito para a indicação do presidente Lula à Procuradoria-geral da República, Paulo Gonet vem sendo alvo de uma campanha de perfis de esquerda nas redes sociais que se opõem à sua nomeação. O movimento aponta decisões realizadas pelo subprocurador no passado, além de o descrever como “bolsonarista”.
Felicitações ao vizinho
O presidente Lula parabenizou neste domingo o argentino Javier Milei nas redes sociais, após a vitória do candidato nas eleições presidenciais na Argentina. O líder brasileiro desejou boa sorte ao futuro chefe do país vizinho e destacou que o Brasil sempre estará à disposição para trabalhar em conjunto.
Ampliação do Desenrola
O parcelamento de dívidas de até R$20 mil passará a ser viabilizado a partir desta segunda-feira pelo Programa Desenrola Brasil, do governo federal. A iniciativa abrange pendências bancárias e não bancárias negativadas entre 2019 e 2022.
Datas religiosas
Em meio às repercussões do conflito Israel-Hamas, a Comissão de Educação do Senado realizou na sexta-feira um debate sobre a inclusão de datas religiosas judaicas e islâmicas no calendário nacional. Desde o início da recente escalada do conflito no Oriente Médio, pautas relacionadas à temática se multiplicaram no Congresso.
Segurança na fronteira
O recente ataque do Hamas ao Estado de Israel e a presença de organizações terroristas na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai serão pautas de debate nesta quarta-feira na Comissão de Segurança Pública da Câmara. A discussão ocorre a partir dos desdobramentos da Operação Trapiche, da PF, a qual prendeu na tríplice fronteira dois homens acusados de integrarem o grupo Hezbollah e planejar ataques no Brasil.
Sentimento de traição
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou no sábado que se sente traído por parlamentares do PL que apoiaram a reforma tributária que tramita no Congresso. Ao mencionar os deputados favoráveis ao texto, ele disse que lamenta que uma minoria tenha “se vendido”.
Taxação das offshores
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve discutir nesta terça-feira o projeto de tributação de aplicações, lucros e dividendos das offshores. A incorporação de impostos sobre as entidades controladas no exterior está entre as propostas de maior expectativa do Executivo federal para ampliar a arrecadação.
Irregularidade nas ONGs
A CPI das ONGs do Senado ouve nesta quarta-feira o presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, Márcio Santilli. O líder do órgão deve ser questionado sobre uma série de denúncias de irregularidades da entidade apuradas pelo colegiado em torno do estabelecimento de unidades de conservação e do uso de recursos públicos.
Irregularidades nas ONGs II
A Comissão Parlamentar de Inquérito ouve também nesta quarta-feira a presidente da Funai, Joenia Wapichana, sobre a atuação de organizações da sociedade civil de interesse público e não-governamentais na Amazônia. A Fundação foi mencionada em depoimentos anteriores ao colegiado, sendo atribuída a ligações suspeitas com o ISA e à liberação da visita de estrangeiros em terras sob sua jurisdição.
Questionamentos da Educação
O ministro da Educação, Camilo Santana, participa na quarta-feira de uma audiência pública conjunta das comissões de Educação, de Agricultura, e de Fiscalização Financeira da Câmara. A oitiva atende a 14 requerimentos de diferentes deputados, os quais desejam questionar o líder ministerial sobre a suposta politização do ENEM, bloqueios orçamentários e outras pautas relacionadas à pasta federal.
Reparação histórica
Após o Banco do Brasil ser alvo de um inquérito civil público por envolvimento na escravidão e tráfico de africanos no século 19, a presidente da instituição, Tarciana Medeiros, pediu desculpas. A líder do banco público divulgou uma nota no sábado com as escusas, além de anunciar a promoção de ações sobre igualdade, inclusão étnico-racial e combate ao racismo.
Reconstrução emergencial
O governador Eduardo Leite anunciou nas redes sociais que está organizando uma visita aos municípios gaúchos impactados pelas fortes chuvas nos últimos dias. O líder estadual afirmou que deve se reunir junto a prefeitos para alinhar as ações necessárias para a reconstrução das cidades atingidas pelas inundações.
Monitoramento de riscos
A Comissão Permanente de Atuação em Emergência da prefeitura de Porto Alegre se reuniu neste domingo para articular e avançar com ações preventivas de desastres na Capital frente à elevação significativa do Guaíba. O grupo deve seguir executando ações de atenção e monitoramento até que o risco de inundações seja totalmente descartado.
Capacitação de taxistas
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre promove nesta segunda-feira uma capacitação para os taxistas da Capital sobre o atendimento ao turista. Temáticas como acessibilidade para PCDs, atendimento a pessoas LGBTQIA+ e os direitos e deveres dos turistas estarão entre os temas abordados na ação.