Ícone do site Jornal O Sul

Panorama Político

CPI da Braskem

Contrariando a expectativa inicial, a CPI da Braskem, que irá apurar a relação da empresa com o potencial colapso de uma mina em Maceió (AL), será instalada no Senado na próxima semana. A mobilização para o avanço da comissão ganhou força após o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometer em incentivar a investigação.

Pressão pública

Mesmo com o tempo curto e agenda lotada no Congresso, a ideia da CPI da Braskem avançou também em decorrência da repercussão pública sobre o caso. Os impactos sem precedentes resultantes da mineração da companhia no local atraíram os holofotes, pressionando os parlamentares a avançar com apurações no Legislativo.

Queda de aprovação

Uma pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira apontou que a aprovação da maneira de governar do presidente Lula caiu cinco pontos percentuais desde setembro. No total, 51% dos entrevistados aprovam a gestão, contra 43% os quais reprovam o atual mandato.

Potencial escalada

O Itamaraty não descarta a possibilidade de escalada de uma guerra entre Venezuela e Guiana decorrente da disputa pelo território do Essequibo. Integrantes do órgão acompanham com apreensão os recentes movimentos do presidente venezuelano Nicolás Maduro, o qual vem sendo alvo de críticas de “irracionalidade” nos corredores do ministério.

Descontentamento brasileiro

A recente confirmação da viagem de Maduro a Moscou para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, acendeu um alerta nos bastidores do governo brasileiro. O próprio presidente Lula tem manifestado completo descontentamento com as recentes ações do líder venezuelano.

Resolução diplomática

Após uma reunião com o presidente Lula nesta sexta-feira para tratar do embate Guiana-Venezuela, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o Brasil não deve apoiar nenhuma arbitrariedade. O militar destacou que o chefe do Executivo defende a resolução diplomática da questão, e que o Brasil segue monitorando suas fronteiras.

Ganho de tempo

Equipes ligadas ao PT vem tentando separar em dois dias distintos a sabatina do ministro Flávio Dino no Senado e a votação de sua indicação ao STF na Casa. A estratégia visa utilizar da apreciação inicial como um “termômetro”, de modo que o líder ministerial possa focar sua articulação com maior efetividade antes da análise final de seu nome para a Corte.

Alfinetada

Em um encontro com o presidente eleito argentino, Javier Milei, nesta sexta-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro debochou implicitamente da ampla agenda de viagens internacionais do atual governo brasileiro. Ao comentar sobre a possibilidade, atualmente inviável, de retornar ao Planalto em 2026, ele afirmou que caso volte ao poder integrará o presidente Lula como “ministro do Turismo”.

Falsa criação

Durante uma entrevista a uma rádio argentina nesta sexta-feira, Bolsonaro afirmou que foi responsável pela criação do PIX no Brasil, o que, de acordo com ele, desagradou banqueiros. Ao contrário do que diz o ex-mandatário, o sistema de pagamento foi elaborado por uma equipe técnica do Banco Central, a qual iniciou os trabalhos de construção da plataforma no governo Temer.

Justiça social

O senador Paulo Paim (PT-RS) conduziu uma audiência pública no Senado na quinta-feira sobre a reparação histórica da escravidão, a educação das relações étnico-raciais e o combate à fome como ferramentas de promoção da justiça social. O parlamentar destacou que “é preciso que a sociedade brasileira incorpore os entendimentos das convenções internacionais de direitos humanos”.

Congresso estadual

O MDB realiza neste sábado, em Porto Alegre, o seu Congresso Estadual, o qual marcará o encerramento da série “Mobiliza 15”. A ação percorreu o RS nos últimos meses de modo a qualificar os integrantes da legenda e organizar sua composição para as eleições de 2024.

Fomento à inovação

A Fapergs lançou nesta sexta-feira quadro editais de fomento à pesquisa e inovação no RS, com um total de R$39 milhões em recursos. Os processos são voltados a iniciativas de pesquisa, ao apoio de jovens doutores e ao auxílio de organização de eventos científicos.

Museu do Hip Hop

O primeiro museu dedicado à cultura Hip Hop no Brasil será inaugurado neste domingo no bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre. O espaço cultural, fixado em um imóvel cedido pela prefeitura, conta com cerca de seis mil itens de acervos físicos e digitais sobre a história do movimento no RS.

Recuperação Emergencial

A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta sexta-feira o total de 724 cartões do Programa Municipal de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário entregues à população atingida pelas recentes inundações. Os benefícios, no valor de R$3 mil cada, são pagos em cota única para a compra de móveis e restabelecimento de negócios.

Feira de Natal

A Câmara de Porto Alegre inicia nesta terça-feira mais uma edição da sua tradicional Feira de Natal. O presidente da Casa, Hamilton Sossmeier (PTB), afirma que o evento, o qual reunirá mais de 80 expositores, promove a venda de produtos de excelente qualidade, comercializados principalmente por empreendedoras femininas.

Eleição do Conselho

A Microrregião 1 de Porto Alegre vai às urnas neste domingo para votar na eleição dos novos membros do Conselho Tutelar. O pleito estava inicialmente previsto para o dia 1º de outubro, como no restante da Capital, mas foi adiado por duas vezes em função das cheias do Guaíba.

Sair da versão mobile