Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 10 de dezembro de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Comportamento ponderado
O ministro da Justiça Flávio Dino deve tentar não se deixar levar por polêmicas durante a sabatina de sua indicação ao STF no Senado. O comportamento mais ponderado ocorre a partir de orientação das equipes do Planalto, frente ao temor sobre a possível rejeição do nome do líder ministerial à Corte.
Aproximação religiosa
O presidente Lula afirmou na sexta-feira, durante a conferência eleitoral do PT em Brasília, que o partido deve dialogar com os evangélicos. Desde o início do atual mandato o chefe do Executivo vem tentando se aproximar com o grupo religioso, o qual esteve entre os principais componentes do eleitorado de Jair Bolsonaro em 2022.
Polarização à vista
Ainda na conferência do PT, Lula destacou a necessidade da legenda resolver conflitos internos para garantir o avanço dos melhores nomes do partido na disputa eleitoral. O presidente afirmou que as eleições de 2024 devem ser novamente marcadas pela polarização política e se comprometeu em atuar como cabo eleitoral do grupo partidário.
Cabo eleitoral
As caravanas federativas do governo federal que têm percorrido os estados brasileiros vêm causando irritação entre algumas lideranças do PL. O partido acredita que o movimento de aproximação entre o Planalto e os prefeitos deve ampliar o apoio a nomes do entorno de Lula em 2024.
Fatores de preocupação
Apesar do otimismo inicial em relação à indicação de Dino, o entorno do presidente Lula teme que eventuais rachas em partidos da base acabem atrapalhando o sucesso na sabatina. Há também um intenso movimento contrário à nomeação articulado pela oposição no Congresso, que tem utilizado de diferentes meios para tentar barrar o nome do ministro.
Indicação descartada
Em discurso na conferência do PT na sexta-feira, Lula descartou a possibilidade de indicar Gleisi Hoffmann para suceder Dino no Ministério da Justiça. O chefe do Executivo apontou a dificuldade de encontrar uma nova presidência nacional para o partido às vésperas das eleições municipais, mas destacou que após o pleito de 2024 ela tem uma cadeira garantida na Esplanada.
Candidatura negada
Contrariando a movimentação que vem articulando nos bastidores, o ex-presidente Jair Bolsonaro negou na sexta-feira que sua esposa Michelle possa se candidatar a um cargo político. Apesar da declaração do ex-mandatário a uma rádio argentina, a ex-primeira-dama vem sendo mencionada no PL como potencial candidata a uma cadeira em Brasília.
Gestão do ENEM
O relator do projeto do novo ensino médio na Câmara, deputado federal Mendonça Filho (União-PE), afirmou que deve retirar do texto em questão o ponto que trata do ENEM. A alteração ocorre a pedido do Ministério da Educação, o qual deve permanecer responsável por eventuais alterações no exame.
Cinturões verdes
A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado discute nesta terça-feira o projeto que prevê a delimitação de cinturões verdes nos projetos de ampliação do perímetro urbano e que cria o Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais. A proposta integra o conjunto de debates promovidos pela Comissão do Meio Ambiente na Casa para o cumprimento do Acordo de Paris.
Relatório final
A CPI das ONGs no Senado deve votar nesta terça-feira o relatório final sobre os trabalhos do colegiado. O texto, elaborado pelo senador Márcio Bittar (União-AC), sugere seis projetos, além de um pedido de indiciamento do presidente do ICMBio, Mauro Pires.
Críticas ao PNE
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) descreveu o Plano Nacional da Educação 2024-2034 como “doutrinação” nas redes sociais. Em uma postagem onde elenca diferentes pontos do material, o parlamentar afirma que o projeto “ameaça substituir o aprendizado por uma agenda ideológica”.
Construção de casas
A Secretaria Estadual de Habitação assinou na sexta-feira uma ordem de início de serviço para a construção de 48 casas em um loteamento no bairro Guajuviras, em Canoas. A iniciativa integra um conjunto de 229 obras do tipo que serão executadas no município, com um investimento de R$17,4 milhões do Executivo estadual e contrapartida de R$9 milhões da prefeitura.
Manutenção dos corredores
A empresa M3 Engenharia venceu o pregão eletrônico realizado na sexta-feira pela prefeitura de Porto Alegre para contratação de serviços de manutenção e limpeza dos corredores de ônibus da Capital. O processo visa atender à demanda de manutenção preventiva e corretiva das edificações dos abrigos no sistema de mobilidade da Capital.
Troca de experiências
O encarregado de dados do município de Porto Alegre, Newton Moraes, representou a capital gaúcha na última semana no 2° Fórum Municipal de Governança Pública em Uberlândia (MG). O evento reuniu diferentes lideranças municipais para a troca de experiências sobre as gestões de cidades, voltada ao aperfeiçoamento dos serviços públicos oferecidos à população.
Cápsula do tempo
A Câmara de Porto Alegre realiza nesta segunda-feira a instalação de uma cápsula do tempo que será aberta somente em 2073. O dispositivo será colocado em uma parede do Palácio Aloísio Filho, contendo fotografias e cartas escritas por vereadores e servidores do Legislativo em alusão aos seus 250 anos.
Cidadão de POA
O promotor de justiça Eugênio Amorim recebeu na sexta-feira, na Câmara Municipal, o Título Cidadão de Porto Alegre. A honraria, proposta pela vereadora Fernanda Barth (PL), reconhece a atuação do profissional na defesa da justiça e do Estado de Direito.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.