Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 11 de dezembro de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Rejeição ampliada
Uma pesquisa Datafolha divulgada no sábado apontou que 38% dos brasileiros apresentam rejeição em relação ao Supremo Tribunal Federal. Além do aumento de 7% em relação ao índice do ano passado, a sondagem apontou também uma queda de aprovação da Corte de 31% para 27%.
Desagrado de poderosos
Frente ao aumento da rejeição ao STF divulgado pelo Datafolha, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, afirmou que pesquisas não podem aferir o valor de um tribunal. O magistrado destacou que a missão dos ministros em interpretar a Constituição frequentemente “desagrada grupos poderosos”.
Chamado ao diálogo
O Itamaraty deve seguir com um canal de comunicação aberto com Venezuela e Guiana nos próximos dias, frente ao embate entre ambos na disputa pela região de Essequibo. O presidente Lula conversou por telefone no sábado com o líder venezuelano Nicolás Maduro, ao qual fez um “chamado ao diálogo” para evitar o avanço de um conflito na América do Sul.
Reunião de chanceleres
Em Buenos Aires para a posse de Javier Milei, o chanceler brasileiro Mauro Vieira se reuniu neste domingo com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen. O Itamaraty informou que eles trataram de relações bilaterais, além da segunda lista de brasileiros e parentes palestinos embarcados em Gaza.
Alfinetada política
Após a primeira-dama Janja da Silva afirmar no sábado que “se tudo der certo”, Jair Bolsonaro logo estará preso, o ex-presidente publicou neste domingo, nas redes sociais, a imagem de uma canja de galinha. A postagem irônica faz alusão ao apelido depreciativo de “canja”, o qual militantes bolsonaristas usam para se referir à esposa do presidente Lula.
Manifestações bolsonaristas
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram protestos em Brasília neste domingo contra a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao STF. Em uma manifestação bastante esvaziada e abaixo de sol forte, os militantes também bradavam críticas ao Supremo e à figura do presidente Lula.
Manifestações bolsonaristas II
Bolsonaristas estiveram também neste domingo realizando manifestações na Avenida Paulista, em São Paulo, em oposição à nomeação de Dino à Corte. Segundo um grupo de pesquisa da USP, cerca de 5,6 mil pessoas acompanharam o evento, o qual contou com um número reduzido de figuras políticas da direita de SP.
Prorrogação de CPI
Integrantes do Planalto vem tentando adiar a instalação da CPI da Braskem no Senado, frente à agenda cheia de votações sobre pautas econômicas na Casa Legislativa. Há um receio que o avanço da comissão acabe atrasando a análise de projetos importantes para a arrecadação do governo em 2024.
Meta cara
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), declarou no sábado que “se for preciso” deve haver déficit orçamentário no governo em 2024. O parlamentar acredita que a meta de zerar as contas públicas no próximo ano pode impactar negativamente nas vitórias petistas nas eleições municipais do próximo ano.
Passagem rápida
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky realizou uma ponte aérea em Brasília no sábado, com destino à Argentina, para a posse de Javier Milei. Apesar da breve passagem pela capital federal, o líder europeu não teve compromissos com autoridades brasileiras.
Priorização de indicações
O Senado Federal deve avançar nos próximos dias com um esforço concentrado para a votação de indicação de autoridades. Entre as pautas pendentes de análise da Casa, estão nomeações para a DPU, CNJ, Banco Central, assim como para o STF e à PGR.
Presidência da CNDH
A advogada gaúcha Marina Ramos Dermmam assumiu na sexta-feira o comando do Conselho Nacional dos Direitos Humanos. Conhecida pela defesa de pautas populares, a defensora é integrante do colegiado desde o ano passado e assumiu em fevereiro a vice-presidência do grupo.
Designação de transgênicos
O Senado deve retomar nos próximos dias a análise do projeto de lei que retira a obrigatoriedade do símbolo de alerta da presença de transgênicos em rótulos de alimentos. O desarquivamento ocorre a pedido do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que afirma que a marca “leva a uma indução negativa” sobre os produtos.
Presença gaúcha
Luis Carlos Heinze (PP-RS) acompanhou a comitiva liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que foi à Argentina para a posse de Javier Milei neste final de semana. Nas redes sociais, o parlamentar descreveu o domingo como um “dia grande e bonito para quem ama a liberdade”.
Crítica à polarização
O governador Eduardo Leite discordou de uma recente fala do presidente Lula sobre as eleições de 2024, afirmando que o pleito não será definido pela polarização Lula-Bolsonaro. O líder gaúcho criticou a divisão do país em dois polos e salientou que o processo eleitoral do próximo ano deve ser definido por questões locais.
Regularização fundiária
A prefeitura de Porto Alegre realizou a entrega das últimas 88 matrículas de regularização fundiária do loteamento Jardim das Palmeiras, no bairro Cavalhada, na zona sul da Capital. A ação integra o conjunto de ações sobre o grupo de 700 lotes que começou a ser regularizado em 2016 na região, a partir de auxílio da Parf/PGM.
Horticultura urbana
A Secretaria de Governança Local de Porto Alegre realizou no final de semana o 1º Curso de Horticultura Urbana e Comunitária na Capital. A ação reuniu prefeitos de praças e membros da comunidade do Centro Histórico, os quais receberam orientações teóricas e instruções práticas sobre cuidados com hortas e sistemas agroflorestais.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.