Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Bruno Laux | 18 de dezembro de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
De volta ao X
A primeira-dama Janja da Silva retomou neste domingo as atividades na plataforma X, antigo Twitter, dias após ter sua conta hackeada. Ela criticou administradores da plataforma pela demora na tomada de ações após o ataque, além de destacar a falta de responsabilização de empresas digitais pelos conteúdos veiculados em seus domínios.
Dores no quadril
Pessoas próximas ao presidente Lula afirmam que mesmo após a cirurgia no quadril, realizada em setembro, o chefe do Executivo segue se queixando de dores no local. Para compensar a falta de fortalecimento muscular responsável pelo incômodo, ele tem intensificado a rotina de exercícios físicos diariamente.
Expansão de bancada
Em um movimento de ampliação de bancada no Senado, o PL segue dialogando com membros da Casa que possuem ideologias próximas, mas que permanecem em outras legendas. Senadores do PSDB e do Republicanos estão na lista de potenciais parlamentares a se filiarem ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro nos próximos meses.
Aproximação adiantada
O presidente Lula assinará na segunda-feira, no Amapá, uma Medida Provisória que impede o reajuste de 44% na tarifa de energia elétrica proposto no estado pela Aneel. Ao validar o texto, que foi solicitado pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), o chefe do Executivo realiza mais um aceno ao parlamentar, o qual está entre os principais cotados para a presidência do Senado em 2025.
Substituto a altura
O chefe da Secom da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou que o governo terá de encontrar um substituto para o ministro da Justiça, Flávio Dino, no combate ao bolsonarismo, após sua ascensão ao STF. O líder ministerial gaúcho destacou o nome do colega como um “porta-voz importante do governo”, o qual terá de ser “compensado” pelos outros membros da Esplanada.
Créditos pela reforma
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu créditos do presidente Lula no sábado pela aprovação da reforma tributária no Congresso. O chefe do Executivo destacou a coordenação do líder ministerial no avanço da proposta, afirmando que ele merecia “uma salva de palmas especial” pelo feito.
Posse na PGR
O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, toma posse no cargo nesta segunda-feira com a intenção de pacificar o Ministério Público e desmanchar divisões internas. Ao assumir o posto, ele deve investir em uma gestão rigorosa na defesa da democracia, além de avançar em ações de combate à corrupção.
Câmeras recusadas
A Comissão de Indústria da Câmara rejeitou na última semana um projeto de lei que previa a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vigilância no uniforme de vigilantes e seguranças particulares. A proposta foi recusada sob a alegação de evitar o vazamento de estratégias de segurança e o repasse de custos significativos pelas empresas do ramo ao cliente final.
Prejuízo atualizado
O Supremo Tribunal Federal anunciou uma atualização no cálculo dos prejuízos decorrentes dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, apontando um total de mais de R$12 milhões em danos. O montante inclui despesas para reconstrução das dependências da Corte, além de equipamentos danificados e itens furtados, quebrados ou destruídos.
Senadora potencial
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi recebida aos gritos de “senadora” em um evento do PL Mulher no sábado, em Curitiba (PR). Prevista para a disputa das eleições suplementares que ocorrerão caso o senador Sergio Moro (União-PR) seja cassado, ela afirmou na ocasião que Deus a chamou para “algo novo no Brasil”.
Acessibilidade nas calçadas
A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou na última semana um projeto de lei que trata das medidas de rampas de acesso a calçadas em frente a faixas de pedestres. A medida, que segue para a CCJ da Casa, busca padronizar as estruturas de modo a evitar prejuízos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
PAA em Porto Alegre
O presidente da Conab, Edegar Pretto, esteve em Porto Alegre no sábado acompanhando entregas do Programa de Aquisição de Alimentos para cozinhas solidárias da Capital. As doações da iniciativa, coordenada pela Companhia, foram adquiridas de cooperativas e associações da agricultura familiar em operações da estatal.
Revisão de benefícios
O governador Eduardo Leite anunciou no sábado a publicação de cinco decretos de revisão de benefícios fiscais concedidos pelo Estado a setores produtivos gaúchos. No total, 64 segmentos de produção devem ser impactados a partir de abril do próximo ano, para quando está previsto o início da vigência das normas.
Medidas revogáveis
Ao anunciar a revisão de benefícios, Eduardo Leite adiantou que pode revogar as medidas caso a Assembleia gaúcha aprove nesta terça-feira o reajuste na alíquota do ICMS para 19,5% no Estado. De acordo com o Executivo gaúcho, as propostas em questão visam recompor perdas tributárias decorrentes de isenções do ano passado e garantir que o RS não seja prejudicado com a reforma tributária aprovada no Congresso.
South Summit 2024
O Executivo estadual realiza nesta terça-feira o pregão eletrônico para a contratação da empresa que ficará responsável pela organização do South Summit Porto Alegre 2024. A entidade selecionada será responsável por toda estrutura de organização e execução do evento que será realizado na Capital em dezembro do próximo ano.
Balneabilidade no RS
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental divulgou na sexta-feira o primeiro boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2023/24, apontando 77 pontos do Estado como próprios para banhos. A lista de locais, atualizada semanalmente, pode ser encontrada no site e mídias sociais da Fepam.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.