Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

O trecho representa 60% da extensão total da ciclovia em condições de uso. (Foto: Júlio Ferreira/PMPA)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Vazamento de informações

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, vem sendo apontado por deputados do Centrão como responsável pelo vazamento de informações do Palácio do Planalto. Lideranças políticas do espectro atribuem também a ele alguns dos vetos do presidente Lula, os quais não teriam sido negociados com os parlamentares.

Ofensiva parlamentar

As acusações a Padilha surgem em paralelo ao amplo conjunto de críticas dos parlamentares em relação ao trabalho de articulação do ministro com o Congresso. Apesar da chuva de críticas, aliados de Lula afirmam que o presidente entende o movimento como uma ofensiva contra o líder ministerial, e que em função disso, vem relevando os ataques vindos das Casas Legislativas.

Sem comentários

Ao ser indagado sobre sua relação com o Congresso, Alexandre Padilha afirmou que não comenta “matérias em off” ou fofocas da imprensa. O ministro afirmou que permanentemente mantém diálogo com lideranças das Casas Legislativa e que possui uma relação de profundo respeito com todos os deputados e senadores.

Representatividade no TSE

O presidente Lula indicou na sexta-feira o nome de Vera Lúcia Santana Araújo para uma das vagas abertas no Tribunal Superior Eleitoral. A advogada, que assumirá o cargo de ministra substituta da classe de juristas, será a segunda mulher negra a integrar a Corte.

Habitação popular

O governo federal deve lançar no próximo ano um programa para destinar prédios não usados pela União à habitação popular. Segundo o presidente Lula, a ação deve viabilizar também a negociação dos imóveis para reverter os ganhos recebidos em investimentos no segmento.

Ampliação de candidaturas

Frente ao aumento significativo do fundo eleitoral para o próximo ano, a expectativa é de que os partidos ampliem o número de candidatos inscritos para as eleições. Legendas como o MDB e PSD já adiantaram à imprensa que devem incorporar um número significativamente maior de postulantes em relação ao pleito municipal passado.

Dignidade política

Após os embates e gritos ofensivos durante a sessão de promulgação da reforma tributária, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), solicitou aos partidos que não protejam parlamentares envolvidos com quebra de decoro na ocasião. O líder parlamentar afirmou que apela à dignidade política das legendas dos deputados envolvidos, para que eles não sejam protegidos no Conselho de Ética.

Objetivo primário

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, afirmou que o primeiro desafio do Executivo federal em 2024 será regulamentar a reforma tributária. O parlamentar atribuiu a aprovação da medida ao ambiente econômico “pacífico” viabilizado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao lado do governo.

Retirada de grades

O líder do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve determinar a retirada das grades de proteção instaladas no entorno do Congresso após os ataques golpistas do dia 8 de janeiro. Apesar da intenção, o parlamentar teme que novas manifestações ocorram no aniversário de um ano do evento em Brasília.

Elogio da oposição

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) elogiou o projeto “Celular Seguro”, do governo federal, descrevendo a medida como “inteligente”. O parlamentar destacou que a ação deve reduzir uma prática que aterroriza a população e que espera que o texto surta efeito.

Influenza aviária

O Ministério da Agricultura segue alerta ao avanço da influenza aviária de alta patogenicidade em aves no Brasil. Na sexta-feira, a pasta decidiu suspender a realização de eventos com aglomeração de animais do gênero a partir do dia 2 de janeiro, de modo a prevenir a disseminação da doença no país.

Fraldários públicos

O Senado encaminhou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que garante a existência de fraldários e banheiros familiares em edifícios de uso coletivo. A proposta prevê que a estrutura seja requisito para a liberar a certidão “Habite-se” ou “Carta de Habitação” aos locais.

LOA 2024

O prefeito Sebastião Melo sancionou na sexta-feira a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2024. O orçamento, alinhado ao PPA 2022-2025, LDO e leis de Responsabilidade Fiscal, prevê o mesmo valor de receitas e despesas fixadas em R$11,7 bilhões.

Recesso parlamentar

Em paralelo às Casas Legislativas federais e estadual, a Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou neste sábado o período de recesso parlamentar. Apesar das demais áreas e setores da Casa seguirem funcionando normalmente, os vereadores retornarão às atividades somente no dia 1º de fevereiro.

Ciclovia da Ipiranga

A prefeitura de Porto Alegre vem cogitando fechar definitivamente a ciclovia da avenida Ipiranga após receber informações sobre problemas no solo da via. A gestão municipal irá avaliar os custos para recuperação do trecho, e caso o valor exceda as expectativas de investimento, a estrutura será bloqueada de forma permanente.

Lugar de cinema

Mais de 170 produções de cinema foram gravadas em locais de Porto Alegre durante o ano de 2023. De acordo com a prefeitura, cerca de 32,8 mil profissionais foram empenhados em projetos do gênero, os quais têm crescido consideravelmente na Capital nos últimos anos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Contratado pelo Inter Miami, Suárez segue dando lucro ao Grêmio
A base de tudo
https://www.osul.com.br/panorama-politico-303/ Panorama Político 2023-12-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar