Domingo, 17 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 10 de janeiro de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Futuro indefinido
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, permanece com o futuro incerto no governo em função do favoritismo do ex-STF Ricardo Lewandowski para a pasta. Uma das condições impostas pelo magistrado para assumir o cargo na Esplanada é a total liberdade de escolha do ocupante da Secretaria Executiva.
Futuro indefinido II
Frente à possibilidade de saída da pasta da Justiça, Cappelli pode ser realocado para outro cargo dentro do governo, incluindo uma eventual liderança na Esplanada. Há também a possibilidade do secretário executivo seguir carreira política pelo PSB, em uma possível candidatura ao governo do DF em 2026.
Crise humanitária
O governo federal deve avançar em até 30 dias com a instalação de postos de segurança no território indígena Yanomami de modo a tornar a presença das Forças Armadas e Polícia Federal definitiva na região. Ao lado da construção de uma casa de governança em Boa Vista (RR), a medida surge como resposta à continuidade da crise humanitária vivida no local em função do avanço do garimpo ilegal.
Questão de Estado
O presidente Lula afirmou nesta terça-feira, em uma reunião com ministros, que a crise Yanomami e dos indígenas brasileiros deverá ser tratada como questão de Estado. O líder do Planalto orientou a utilização de todo poder da máquina pública para resolver a situação e garantir os direitos do grupo social.
Posse na Guatemala
O Brasil será representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin no próximo domingo durante a posse do presidente eleito da Guatemala, Bernardo Alévalo. A ausência do presidente Lula na cerimônia ocorre frente à sua atual agenda estratégica focada em pautas internas do país.
Derrota à vista
O líder do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) recomendou ao presidente Lula que desista da MP da reoneração e encaminhe os temas da proposta ao Congresso no formato de projetos de lei. Em uma reunião com o chefe do Executivo nesta terça-feira, o parlamentar sinalizou que a medida deve ser devolvida ou derrotada caso permaneça tramitando na atual estrutura.
Condição de vítima
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirma que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, está impedido de julgar as ações relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro por ter se autodeclarado “vítima” do episódio. O líder partidário mencionou nas redes sociais os recentes relatos do magistrado sobre planos para prendê-lo e matá-lo, o que aponta como justificativa para impedir a participação de Moraes na análise dos casos.
De volta aos trabalhos
O governador Eduardo Leite retoma nesta quarta-feira o comando do Executivo estadual após o período de férias. Ao assumir o cargo, ele iniciará os trabalhos de 2024 sancionando projetos de lei voltados à Educação, aprovados pela Assembleia gaúcha no mês passado.
Consultoria para MEIs
Um convênio entre o governo estadual e o Sebrae/RS viabilizará o oferecimento de consultorias avançadas gratuitas em Marketing e Vendas, Estratégia e Finanças a microempreendedores individuais do Estado. A iniciativa deve avançar com o investimento de R$2,18 milhões para as ações, as quais ocorrem em busca da diminuição do encerramento de atividades da categoria.
Jovens multiplicadores
O governo gaúcho realizou nesta terça-feira a entrega de mais 21 cartões para os novos Jovens Multiplicadores dos Centros da Juventude. A iniciativa concede bolsas de R$598 mensais a jovens que assumem postos de liderança nas unidades do gênero, os quais se comprometem em agregar mais participantes à ação e promover a cultura da paz em seus bairros.
Comando da prefeitura
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PL), assumiu nesta terça-feira o comando temporário da prefeitura da Capital. O vereador permanece no cargo até a próxima segunda-feira, enquanto o prefeito Sebastião Melo está de férias e o seu vice, Ricardo Gomes, cumprindo agenda nos EUA.
Compromissos nos EUA
O vice-prefeito Ricardo Gomes está em Indiana, nos Estados Unidos, representando a capital gaúcha em uma viagem de aproximação e intercâmbio. Ao lado do diretor do programa +4D, Vicente Perrone, o líder municipal segue participando de reuniões com os setores público e privado sobre fomento econômico, tecnologia, educação e revitalização urbana, a convite do grupo Partners of The Americas.
Superintendência da Receita
A auditora fiscal Sandra Marlusa Quadrado assumiu nesta terça-feira o posto de superintendente da Receita Municipal de Porto Alegre. Atuante na Secretaria Municipal da Fazenda desde 2015, ela é a primeira mulher a ocupar a superintendência desde sua criação.
Espaços adotados
A Secretaria Municipal de Parcerias concluiu na última semana a primeira etapa das vistorias de fiscalização de espaços públicos adotados em Porto Alegre. A ação teve início pelas 106 praças mantidas por parceiros da prefeitura e deve se estender agora aos canteiros, rótulas e adoções especiais.
Média calculada
O DMAE de Porto Alegre utilizará a média de consumo dos três meses anteriores para emitir as contas referentes aos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A medida foi adotada após o departamento rescindir o contrato com a empresa Fimm, a qual prestava serviços de leitura de hidrômetros e entrega simultânea de contas para o órgão.
Prefeita em exercício
A vereadora Marisol Santos (PSDB) assume nesta quarta-feira o cargo de prefeita em exercício de Caxias do Sul, durante a ausência do prefeito Adiló Didomenico e da vice Paula Ioris. Enquanto a parlamentar municipal permanece à frente do Executivo, o vereador Adriano Bressan (PRD) ocupa temporariamente o comando do Legislativo caxiense.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.