Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Bruno Laux | 19 de janeiro de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Pressão pela Esplanada
De olho nos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, o Centrão deve incluir a pasta da Agricultura na lista de interesses na Esplanada. Parlamentares do grupo irão aproveitar o que veem como insatisfação do Congresso sobre o líder do órgão, Carlos Fávaro, para tentar emplacar no seu lugar o secretário de Política Agrícola, Neri Geller.
Pressão pela Esplanada II
Neri Geller, que é filiado ao Progressistas, surge como potencial indicação à Agricultura em função da sua proximidade com o governo Lula. Além de ter ocupado a pasta durante o mandato de Dilma Rousseff, o secretário esteve entre os intermediadores do atual chefe do Executivo com o agronegócio durante a campanha eleitoral em 2022.
Evitando ruídos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá se reunir com membros da bancada evangélica do Senado para dialogar sobre a derrubada da isenção fiscal a líderes religiosos. O chefe ministerial está tentando evitar a repercussão da narrativa de “perseguição religiosa” levantada por parlamentares conservadores ligados ao meio evangélico.
Posicionamento firme
Ao contrário do Senado, a bancada evangélica na Câmara dos Deputados recusou se encontrar com Haddad para conversar sobre o fim da isenção tributária ao pagamento de religiosos. Apesar da tentativa de diálogo do ministro com o bloco, o presidente do grupo, Silas Câmara (Republicanos-AM), adiantou que seus membros não estão dispostos a debater a questão.
Compromissos no Egito
Caso estenda sua viagem ao Egito durante a visita ao continente africano em fevereiro, o presidente Lula deve se reunir junto à Liga Árabe, no Cairo. Além do encontro com o grupo de estados, o líder brasileiro deve participar de uma reunião bilateral com o presidente egípcio, Abdel Fattah el Sisi.
Divergências internas
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, admitiu a jornalistas no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que possui algumas divergências com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ele destacou a questão do abandono de combustíveis fósseis pelo país como principal ponto de discordância com a líder ministerial.
Conta bloqueada
A Justiça de São Paulo bloqueou valores da conta bancária do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em função de uma dívida de campanha. A ação provém da corrida eleitoral para o governo de SP, em 2014, quando o então candidato contraiu o débito junto a uma empresa de assessoria de imprensa.
Mobilização no Congresso
A Frente Parlamentar do Empreendedorismo deve lançar no próximo mês um podcast para mobilizar a sociedade e as Casas Legislativas a discutir o avanço da reforma administrativa no país. O programa deve abordar também outras temáticas de interesse do grupo, como supersalários, crédito de carbono e a restrição de trabalho aos domingos.
Falsificação confirmada
A Controladoria-Geral da União confirmou a falsificação no registro de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a covid-19. O órgão identificou diferentes inconsistências no documento, o qual, de acordo com a PF, foi adulterado para permitir a entrada do ex-mandatário nos EUA, em 2022.
Retomando aos trabalhos
O Congresso Nacional convocou para o dia 5 de fevereiro a retomada dos trabalhos nas Casas Legislativas após o recesso parlamentar. A sessão de retorno deve ocorrer de forma semipresencial, buscando garantir a presença dos senadores e deputados que permanecerão em seus Estados na primeira semana do próximo mês.
Alinhamento de impactos
O governador Eduardo Leite se reuniu nesta quinta-feira com secretários e lideranças de segurança para verificar os impactos gerados pelos temporais desta semana nas cidades gaúchas. O líder estadual destacou que além de auxiliar nas ações imediatas de restabelecimento de serviços e apoio à população, o Executivo estadual segue estudando medidas de reconstrução para os municípios.
Reconciliação
O prefeito Sebastião Melo se reuniu nesta quinta-feira com a diretoria da CEEE Equatorial para uma reaproximação após expor a dificuldade de comunicação com a concessionária nas redes sociais. O líder municipal manteve um tom de “reconciliação” e trabalho conjunto durante o encontro, disposto a alinhar ações para o restabelecimento de serviços na Capital após os temporais.
Comunicação retomada
Na reunião com a CEEE, Sebastião Melo chegou a um consenso para estabelecer um canal de comunicação direto da concessionária com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e o DMAE. A companhia se comprometeu também em repassar à gestão municipal locais bloqueados por quedas de árvores que impeçam o restabelecimento de energia.
CPI da Energia
A vereadora Cláudia Araújo (PSD) apresentou nesta quinta-feira na Câmara de Porto Alegre um requerimento de criação de CPI para investigar a situação do sistema elétrico na Capital e a atuação da concessionária responsável pelo fornecimento de energia. A solicitação visa apurar a resposta do restabelecimento dos serviços após incidentes climáticos, além de questões estruturais, de efetivo e atendimento.
Cremers na Capital
O líder da Câmara de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PL), se reuniu nesta quinta-feira com o presidente do Cremers, Eduardo Trindade. O vereador esteve dialogando sobre as relações do conselho com o Legislativo da Capital, buscando estreitar laços na melhoria dos serviços de saúde.
Conselho do Idoso
O Conselho Estadual da Pessoa Idosa elegeu nesta quinta-feira a nova mesa diretora para a gestão 2024-2026. Ao todo, o colegiado conta com 32 membros e seus suplentes, os quais atuam em benefícios de pautas sobre o envelhecimento com qualidade de vida da terceira idade no RS.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.