Visitas da Europa
O presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, virá ao Brasil no dia 6 de março para uma visita ao presidente Lula no Palácio do Planalto. No final do mesmo mês, o líder francês, Emmanuel Macron, também se encontrará com o chefe do Executivo em Brasília, após adiar a reunião em diferentes ocasiões.
Missão estendida
O ministro da Justiça, Flávio Dino, decidiu prorrogar o emprego da Força Nacional no Rio de Janeiro até a sua saída do comando da pasta, em fevereiro. A decisão atende a uma solicitação do governo fluminense, que solicitou a permanência dos agentes empregados nas rodovias que cortam o estado para o combate à entrada de drogas e armas.
Salário pequeno
O presidente Lula reconheceu nesta sexta-feira que o salário dos professores no Brasil é “pequeno” e se comprometeu em avançar com um reajuste anual do piso mínimo. O chefe do Executivo destacou que às vezes o governo “não pode pagar” uma remuneração suficiente, mas que atualmente está tentando recuperar a economia do país.
Contribuição popular
O Ministério da Fazenda lançou nesta sexta-feira uma tomada de subsídios junto à sociedade civil para o debate sobre a regulamentação das plataformas digitais no Brasil. A consulta pública ocorre em paralelo à tramitação do PL das Fake News no Congresso Nacional, o qual deve avançar após o retorno do recesso parlamentar.
Visto estendido
O chanceler chinês, Wang Yi, se reuniu nesta sexta-feira em Brasília com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os diplomatas assinaram um acordo que estende de 5 para 10 anos o período máximo dos vistos entre os dois países, voltado ao trânsito de turistas, empresários e visitantes.
Uma Só China
Durante o encontro com o chanceler chinês, Mauro Vieira reafirmou o apoio “consistente e inequívoco” do Brasil ao movimento “Uma Só China”. A declaração ocorre pouco depois do resultado das eleições presidenciais em Taiwan, onde um candidato contrário à unificação do país com o gigante asiático venceu o pleito.
Incômodo entre colegas
O recente encontro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com evangélicos desagradou bolsonaristas ligados ao grupo religioso. Parlamentares da oposição do governo viram com maus olhos os colegas que participaram da reunião, que foi realizada para dissipar ruídos decorrentes da derrubada da isenção tributária a líderes religiosos.
Resolução de impasse
Após se reunir com parlamentares evangélicos, Fernando Haddad anunciou nesta sexta-feira a criação de um grupo de trabalho junto à AGU para encontrar uma solução para o impasse sobre a tributação do pagamento de lideranças religiosas. O advogado-geral da União, Jorge Messias, deve auxiliar no diálogo com o grupo, buscando chegar a um consenso com segurança jurídica estabelecida.
Regulamentação da IA
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que tem expectativa de que o projeto de lei de regulamentação da inteligência artificial no Brasil seja aprovado na primeira metade deste ano. O parlamentar afirma que o tema deve ser prioridade no Congresso em 2024, frente ao seu potencial risco para as eleições municipais.
Comando da CBF
O procurador-geral da União, Paulo Gonet, comunicou ao STF sua manifestação favorável à ratificação da decisão do ministro Gilmar Mendes que reconduziu Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF. O líder da entidade havia sido afastado do cargo em dezembro do ano passado, mas retomou o posto após determinação do magistrado no início de 2024.
Jornada reduzida
A Câmara dos Deputados deve analisar neste ano a proposta que prevê a redução da jornada de trabalho no Brasil, sem prejuízos à remuneração. A medida, já validada pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa, é baseada em modelos trabalhistas internacionais que apresentaram resultado positivo.
Boletim de abastecimento
O governo estadual iniciou nesta sexta-feira um sistema de divulgação periódica sobre o abastecimento de água, telefonia e energia elétrica no RS. A medida deve auxiliar na transparência e comunicação com os gaúchos, após a série de problemas decorrentes dos temporais da última terça-feira.
Vistorias no Litoral
O vice-governador Gabriel Souza realizou nesta sexta-feira uma visita à obra da nova Delegacia de Polícia de Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. Durante a passagem pelo município, ele esteve também no Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, vistoriando as reformas realizadas na escola.
CPI da CEEE
A bancada do PT segue recolhendo assinaturas na Assembleia gaúcha para avançar com a instalação de uma CPI para apurar a qualidade do atendimento da CEEE Equatorial no RS. O líder do grupo, deputado Luiz Fernando Mainardi, afirma que o colegiado deve aferir as responsabilidades que a empresa assumiu, assim como a eficiência dos seus serviços e investimentos na infraestrutura elétrica.
Fiscalização urgente
A prefeitura de Porto Alegre solicitou nesta sexta-feira à Agência Nacional de Energia Elétrica a abertura de fiscalização urgente das atividades da CEEE Equatorial. O requerimento surgiu a partir do descontentamento popular com a entidade, após uma série de pontos sem abastecimento elétrico desde a terça-feira permanecerem sem o restabelecimento do serviço.
Abastecimento de água
Visando atender a demanda de falta de água decorrente do desabastecimento de energia, a prefeitura de Porto Alegre segue operando 26 caminhões-pipa na Capital. A expectativa é de que mais veículos do tipo sejam empregadas nos próximos dias, frente ao significativo número de pessoas sem acesso a recursos hídricos desde o temporal da terça-feira.