Ícone do site Jornal O Sul

Panorama Político

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Diálogo com o Legislativo

O presidente Lula se reunirá nesta semana com as presidências da Câmara e do Senado para avançar com as negociações sobre as prioridades do governo no Legislativo em 2024. Os encontros atendem aos anseios de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivos líderes das Casas, os quais vem cobrando uma reunião presencial com o chefe do Executivo para dialogar sobre pontos de divergência entre os Poderes.

Visita estadunidense

Alvo de inúmeras repercussões após a comparação entre a ação de Israel em Gaza e o Holocausto, o presidente Lula deve dialogar nesta quarta-feira sobre o conflito no Oriente Médio com o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken. O representante estadunidense vem ao Brasil para participar da reunião com o chefe do Executivo brasileiro e de compromissos do G20.

Visita estadunidense II

Além da situação em Gaza, Lula e Blinken devem dialogar sobre questões bilaterais entre EUA e Brasil, além de iniciativas conjuntas pelo trabalho digno e transição energética. O encontro deve ser pautado ainda por questões relacionadas à situação política da Venezuela, reforma das instituições e avanço de políticas de governança global.

Retomada de diálogo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro devem insistir no pedido de derrubada da ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que proíbe a comunicação entre membros da cúpula do PL. A legenda segue alegando potencial prejuízo para as eleições municipais em outubro a partir do impedimento de diálogo decorrente da decisão do magistrado.

Orientação prévia

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia foram submetidos à consultoria jurídica para evitar problemas no ato que vêm organizando para o próximo domingo, na Avenida Paulista. Orientados por um grupo de advogados em Brasília, eles verificaram eventuais assuntos que podem ou não tratar no ato, de modo a não contribuir para os desdobramentos negativos das investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado.

Monitoramento solicitado

O Partido dos Trabalhadores alertou o Ministério Público Eleitoral de SP para o potencial do ato organizado por Bolsonaro na Paulista resultar em ataques ao Estado Democrático de Direito. A legenda solicitou que o órgão adote medidas para prevenir e investigar eventuais crimes do gênero, além de situações de financiamento irregular e propaganda eleitoral antecipada.

Avanço improvável

Apesar do número significativo de assinaturas reunidos pela oposição na Câmara, o pedido de impeachment apresentado nesta semana contra o presidente Lula não deve ir adiante. Aliados próximos de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, afirmam que ele deve permanecer inerte sobre a proposta, mantendo a solicitação na gaveta.

Destacamentos de fronteira

Avançando com a estratégia permanente de atendimento à Terra Indígena Yanomami, no Norte do país, o Ministério da Defesa sugeriu a criação de ao menos dois Destacamentos Especiais de Fronteira, pelo Exército, na região. Os núcleos devem ser instalados em locais considerados críticos, reunindo um efetivo mínimo de 40 militares em cada local para o combate ao garimpo.

Fé na política

O ex-ministro da Justiça e futuro ministro do STF, Flávio Dino, se despediu nesta terça-feira do Senado Federal. Concluindo a curta passagem pela Casa Legislativa neste ano, o até então senador destacou em discurso sua fé na política, ressaltando o seu papel na discussão e resolução das “mazelas da sociedade”.

Pautas portuárias

O vice-governador Gabriel Souza se reuniu nesta terça-feira, em Rio Grande, com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e com o gerente de Planejamento e Desenvolvimento, Fernando Estima, para dialogar sobre avanços no setor portuário gaúcho. A duplicação do lote quatro da BR-392 no distrito industrial do município esteve entre os assuntos discutidos, tal qual a dragagem da hidrovia e os investimentos de infraestrutura realizados no setor em 2023.

Piso do Magistério

O governador Eduardo Leite apresentará ao Parlamento gaúcho nos próximos dias uma proposta de reajuste de 3,62% para os salários dos professores da rede estadual de ensino. A alteração segue a correção aplicada pelo Ministério da Educação no piso nacional da categoria, com uma previsão de impacto anual de R$200 milhões para os cofres do Executivo gaúcho.

Força-tarefa

A Secretaria Estadual da Saúde encaminhará nesta quarta-feira ao Noroeste do RS uma força-tarefa para apoiar no enfrentamento à dengue. A ação concentrada, integrada por profissionais de saúde e gestores de órgãos do setor, visa auxiliar na interrupção da recente ampliação da doença na região, a qual concentra o maior número de casos no Estado.

Alinhamento de demandas

Gestores das 17 subprefeituras de Porto Alegre se reuniram nesta terça-feira com o prefeito Sebastião Melo para alinhar fluxos e prioridades no atendimento de demandas na Capital. A discussão girou em torno das pendências decorrentes do último temporal que atingiu a cidade, apresentadas pelas sublideranças ao Executivo municipal.

Adaptações necessárias

A Comissão de Urbanização da Câmara Municipal iniciou os trabalhos de 2024 nesta terça-feira, dialogando sobre a preparação de Porto Alegre para incidentes climáticos. O vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB), proponente da discussão, expôs a necessidade urgente da Capital em se adaptar para eventos extremos, frente ao que chama de “nova realidade climática”.

Receita ampliada

O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, apresentou nesta terça-feira à Câmara de Porto Alegre o conjunto de metas fiscais do Executivo do terceiro quadrimestre de 2023. O líder da pasta destacou que a Capital atingiu uma receita de R$11,089 bilhões ao longo do ano passado, conquistando um aumento de 7,9% acima da inflação em relação a 2022.

Integração em segurança

Comandantes de área da Guarda Municipal de Porto Alegre participaram nesta terça-feira de uma capacitação sobre o funcionamento do Conselho Municipal de Justiça e Segurança e dos Fóruns Regionais de Justiça e Segurança. A integração entre o efetivo e as discussões dos grupos visa avançar o amadurecimento de ações de segurança na Capital.

Sair da versão mobile