Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Bruno Laux | 4 de março de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Aproximação informal
O presidente Lula deve receber ainda neste mês, na Granja do Torto, diferentes lideranças do agronegócio brasileiro para encontros mais “informais”. Inicialmente, representantes dos setores de café, algodão e fruticultura devem ser convidados para churrascos no local, em mais uma tentativa de aproximação do chefe do Executivo com o segmento.
Reformas no Executivo
A Casa Civil do governo federal abriu uma licitação com previsão de R$20 milhões para a reforma de imóveis da Presidência da República. A pasta justifica as restaurações afirmando que a maior parte dos prédios foram construídos há mais de 60 anos e que, portanto, são alvo de frequentes desgastes.
Investimentos no Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin adiantou neste domingo que a fabricante de automóveis Toyota deve anunciar investimentos de R$11 bilhões no Brasil para os próximos anos. O líder federal atribui a injeção de recursos no país à “clara confiança” da empresa japonesa no atual cenário econômico do país.
Visita espanhola
O chefe de Governo da Espanha, Pedro Sánchez, vem ao Brasil nesta quarta-feira para uma reunião com o presidente Lula. O encontro, agendado em novembro do ano passado, deve ser pautado por discussões relacionadas à necessidade de conclusão do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.
Divergências na Esplanada
Ao contrário do que defende o Ministério da Fazenda, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirma que o setor de eventos no Brasil ainda não se recuperou completamente dos problemas da pandemia. A líder ministerial defende um debate mais amplo entre as pastas sobre o assunto, frente às dificuldades econômicas que o segmento permanece enfrentando.
Financiamentos em foco
A Procuradoria-Geral da República deve avançar nos próximos dias com novas denúncias contra acusados de financiar os ataques golpistas do dia 8 de janeiro. O Ministério Público Federal segue priorizando atualmente a identificação de subsidiadores das ações, desde contribuições menores até os repasses mais robustos de recursos para execução dos atos.
Sem anistia
Partidos de esquerda e movimentos sociais vem articulando uma manifestação para defender a condenação dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Com realização prevista para o dia 23 de março, em São Paulo, a ação deve ocorrer em paralelo à marca de 60 anos do golpe militar de 1964.
Sem anistia II
Parlamentares da oposição reconhecem que a chance do projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas avançar no Congresso é bastante improvável. Integrantes da base governista no Senado, e até mesmo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), permanecem firmes contra o avanço da medida.
Checagem de antecedentes
O Senado deve analisar nos próximos meses um projeto de lei que exige a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais para os profissionais que trabalham com crianças. Já aprovada na Câmara, a medida visa impedir que pedófilos se aproximem de crianças para explorá-las sexualmente a partir de atividades profissionais.
Equidade de gênero
O Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado lança nesta segunda-feira seu terceiro plano, voltado à equidade de gênero e raça da Casa. O senador Paulo Paim (PT-RS), proponente do material, ressalta que o projeto deve abranger ações que orientem a promoção da diversidade e enfrentar os desafios relacionados à questão, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Ditadura monetária
Em uma nova crítica à atual gestão do Banco Central, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou neste domingo que a autarquia quer “submeter o Brasil a uma ditadura monetária”. A fala surge em reação à recente declaração do presidente do órgão, Roberto Campos Neto, que destacou estar disposto a dialogar com o governo para ampliar a autonomia da entidade.
Presença confirmada
O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou neste domingo, no X, que vem ao RS nesta terça-feira para prestigiar a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A participação do ex-mandatário na feira internacional de agronegócio ocorre a partir de articulação do vice-prefeito do município gaúcho, Gilson Trennepohl, que esteve entre os principais financiadores do então candidato do PL, nas eleições presidenciais de 2022.
Licitações em pauta
O governo gaúcho lança nesta segunda-feira uma licitação para a contratação de serviço de motoristas, a ser utilizado em Porto Alegre e em 17 municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Saúde do RS. O Executivo deve também realizar certame para contratar uma empresa especializada para a prestação de serviço de acesso à internet na Divisão de Perícias Digitais do Instituto-Geral de Perícias.
Vacinas nas escolas
As secretarias municipais de Saúde e Educação iniciam nesta segunda-feira o roteiro de vacinação nas escolas públicas de Porto Alegre. A ação, realizada em parceria com o Instituto de Governança e Controle do Câncer, deve focar na proteção de adolescentes contra o vírus HPV.
Vacinas nas escolas II
O Ministério da Saúde deve iniciar na segunda quinzena deste mês um programa de vacinação nas escolas de todo o país. Realizado em parceria com a pasta federal da Educação, o projeto deve abranger todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS.
Desassoreamento na Capital
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara de Porto Alegre se reúne nesta terça-feira para dialogar sobre medidas de desassoreamento na Capital. A discussão, proposta pelo vereador José Freitas (Republicanos), deve avaliar quais ações do gênero foram realizadas pela prefeitura em lagos e rios de Porto Alegre desde setembro de 2023.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.