Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 19 de março de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Transversalidade ministerial
O presidente Lula está apostando na transversalidade dos membros do seu governo para melhorar a imagem do Planalto. O chefe do Executivo solicitou aos ministros nesta segunda-feira que deem atenção e divulgação para ações além de suas pastas, defendendo e promovendo as iniciativas de todos os setores de sua gestão.
Conclusão necessária
Além do trabalho conjunto solicitado aos ministros, Lula pediu também às lideranças da Esplanada que priorizem a consolidação do que já foi planejado, ao invés de lançar novos programas. O presidente quer que medidas anteriormente anunciadas sejam concluídas pelas pastas, além de divulgadas em viagens pelos estados e nas redes sociais.
Dificuldade nas redes
Desde o início do atual mandato, as redes sociais permanecem sendo um terreno de difícil atuação para o governo Lula. Apesar de avanços iniciais da Secom da Presidência no ambiente digital, o ex-presidente Jair Bolsonaro, principal antagonista do atual chefe do Executivo, permanece com um engajamento significativamente maior.
Estratégias de aproximação
Lideranças da Esplanada devem pôr em prática nos próximos dias um plano intensivo de aproximação do Planalto com os evangélicos. Os ministros investirão em agendas de consenso com o grupo e na ampliação de canais de diálogo, além de indicar nomes do meio para conselhos setoristas do Executivo.
Reforma da praça
Atendendo às reclamações da primeira-dama Janja da Silva, o governo federal deve avançar com a restauração da Praça dos Três Poderes, em Brasília, liberando o governo do DF da organização das obras. A reforma do local será incluída entre os 105 projetos de preservação do patrimônio histórico abrangidos pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento.
Popular no Oriente
As críticas do presidente Lula às ações de Israel em Gaza contribuíram para a popularidade do chefe do Executivo entre os palestinos no Oriente Médio. Durante a passagem do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pela região, o chanceler vem constatando que lideranças e civis locais reconhecem o posicionamento do líder brasileiro como “corajoso”.
Pontes de diálogo
Integrando as estratégias do PL em construir canais de diálogo com o STF, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, se reuniu na última semana com o ministro da Corte, Gilmar Mendes. O líder partidário manifestou preocupação e descontentamento com as medidas restritivas impostas a ele e a correligionários pelo ministro Alexandre de Moraes, as quais acredita que podem impactar negativamente as eleições municipais deste ano.
Patente em risco
O general Braga Netto está com a patente em risco após a divulgação de uma série de mensagens em meio às investigações sobre a suposta trama golpista realizada pelo entorno de Jair Bolsonaro. Uma discussão interna no Exército vem avaliando retirar o militar do posto, a partir de críticas feitas por ele ao comando da Força Armada, além da movimentação que realizou contra generais que defendiam o cumprimento da Constituição.
Paz com os militares
O ministro da Defesa, José Múcio, defende que as recentes revelações sobre a suposta articulação golpista no governo Bolsonaro deixaram claro que as Forças Armadas do país não participaram do plano. Ao defender a investigação individualizada de militares relacionados à trama, o líder ministerial afirmou que o momento é de apaziguamento das relações do Planalto com o setor.
Assinatura em papel
A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado deve analisar nos próximos dias o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que torna obrigatório o registro de assinatura em papel para pessoas idosas que desejem contratar empréstimos. A medida, validada pela CDH da Casa, visa reduzir as tentativas de golpe financeiro realizadas contra a faixa etária.
Solidariedade aos gaúchos
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) prestou solidariedade nesta segunda-feira aos gaúchos atingidos por recentes temporais na região Oeste do RS. O parlamentar destacou os repetidos problemas causados pela instabilidade climática na região, afirmando que deve trabalhar e fiscalizar para que os impactados pela situação recebam recursos “quanto antes”.
Expoagro Afubra
O vice-governador Gabriel Souza viaja a Rio Pardo nesta terça-feira para a abertura da 22ª Expoagro Afubra. O Executivo estadual promoverá um conjunto de oficinas no evento em parceria com a Emater/RS, além de oficializar a assinatura de convênios do Programa de Sementes Forrageiras.
Reajustes para as OSCs
O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta segunda-feira um conjunto de reajustes nos valores repassados às Organizações da Sociedade Civil que prestam serviços na área da Educação em Porto Alegre. No total, mais de R$41 milhões serão destinados anualmente a melhorias e ampliações no atendimento das instituições.
Superlotação de hospitais
O vereador Roberto Robaina (PSOL) solicitou providências da prefeitura, na tribuna da Câmara de Porto Alegre, para solucionar o superlotamento do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e do Hospital de Pronto-Socorro. O parlamentar destaca que o reforço de funcionários nas unidades de Saúde somente durante a Operação Inverno é insuficiente, pois passada a estação, “a situação da Saúde piora drasticamente”.
Superlotação de hospitais II
Em resposta à Robaina, Idenir Cecchim (MDB), da base do prefeito Sebastião Melo na Câmara Municipal, atribuiu a superlotação nas unidades de saúde citadas pelo colega à gestão “ineficiente” do Grupo Hospitalar Conceição. O vereador alega que o grupo, apesar de receber o terceiro maior orçamento do RS, falha no atendimento ao público, consequentemente prejudicando os outros hospitais da Capital.
Proibição inconstitucional
A vereadora Lourdes Sprenger (MDB) apresentou um projeto na Câmara Municipal para proibir condomínios de Porto Alegre de restringir a permanência de animais domésticos em suas unidades e áreas comuns. A parlamentar alega que a Constituição Federal e o Código Civil asseguram a proteção aos animais, além de mencionar a legislação sobre o direito dos moradores em usar e fruir suas residências conforme interesse próprio.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.