Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Bruno Laux | 22 de abril de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Articulação intensificada
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, quer aprovar no Congresso o projeto que amplia a autonomia da autoridade monetária antes de encerrar o seu mandato, no final do ano. O líder da autarquia intensificou o diálogo com o Senado para avançar com a medida, a qual enfrenta resistência da equipe econômica do governo.
Conclusão de inquérito
A Polícia Federal pretende concluir em maio o inquérito sobre a venda das joias da Arábia Saudita, pertencentes à Presidência, realizada por Jair Bolsonaro e seu entorno. Uma equipe da corporação viaja nesta semana aos Estados Unidos para obter mais informações da cooperação internacional com o FBI na apuração do caso.
Conclusão de inquérito II
Outra investigação da Polícia Federal envolvendo Bolsonaro que está prestes a ser finalizada, é o inquérito que apura uma suposta trama golpista realizada no governo do ex-presidente. A expectativa da PF é que a apuração seja concluída em junho, quando solicitará o indiciamento do ex-mandatário.
Candidatura preocupante
A possibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro se registrar como candidato ao Planalto em 2026, mesmo que inelegível até 2030, tem preocupado lideranças de centro-direita. A avaliação é de que caso o ex-mandatário avance com a candidatura, ele terá de escolher um substituto para o cargo, em função da restrição, o que minaria as chances de qualquer candidato do espectro no processo eleitoral.
Engajamento evangélico
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro voltou a utilizar a narrativa do “bem contra o mal” no discurso realizado neste domingo, em Copacabana, no ato em defesa de seu marido. A presidente do PL Mulher pautou sua fala em questões relacionadas a princípios cristãos, mobilizando evangélicos a se engajarem na política do país.
Crise superada
No centro dos atritos entre o Planalto e a Câmara, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou no final de semana que a crise entre as partes está “absolutamente superada”. O líder ministerial afirmou que “de sua parte” não há qualquer rompimento de diálogo e que está sempre à disposição para conversar.
Cotas para idosos
A Comissão de Educação do Senado sugeriu na última semana a realização de uma prova eliminatória e classificatória para a seleção de idosos interessados em políticas de inclusão educacional. A discussão surge na esteira das reclamações sobre a falta da exigência de um processo seletivo no projeto de lei que prevê a extensão da Lei de Cotas para pessoas de idade avançada.
Agricultura familiar
O governo Lula deve lançar em junho um novo plano destinado ao desenvolvimento da agricultura familiar. A iniciativa deve viabilizar a facilitação de linhas de crédito destinada aos pequenos produtores, de modo a mecanizar e tecnificar suas atividades.
Combustível do futuro
O incentivo à participação da agricultura familiar na cadeia de produção de biocombustíveis deve entrar em pauta nesta semana nas discussões da Comissão de Agricultura do Senado. O colegiado pode votar na quarta-feira um projeto de lei que prevê estímulos para o setor, o qual é defendido pelo governo Lula em aceno ao agronegócio.
Perfil conciliador
Faltando poucos meses para o fim do mandato de Gleisi Hoffmann à frente do PT, o ex-ministro da Secom de Dilma Rousseff, Edinho Silva, vem sendo cotado como principal candidato para o comando da sigla. O nome do atual prefeito de Araraquara (SP) surge frente aos interesses da legenda em escolher um perfil mais conciliador para a liderança partidária.
Volta do DPVAT
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar nesta quarta-feira um projeto de lei que cria o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito, similar ao antigo DPVAT. Caso a proposta seja aprovada, é possível que o texto seja encaminhado em regime de urgência para votação no plenário.
Pauta sem consenso
Ainda sem consenso no Legislativo, a PEC dos Militares será debatida nesta quinta-feira em sessão temática no Senado. A discussão marcará a primeira de quatro sessões, antes da temática ser submetida à votação em plenário.
Participação gaúcha
O senador Ireneu Orth (PP-RS) esteve presente neste domingo no ato promovido pelo entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Copacabana. Nas redes sociais, o parlamentar gaúcho compartilhou um registro da participação no evento, no qual esteve ao lado do ex-mandatário em cima de um trio elétrico.
Auxílio rural
A Secretaria Municipal de Governança Local já entregou 40 cartões de auxílio a produtores rurais de Porto Alegre impactados pelas fortes chuvas dos últimos meses. Os agricultores enquadrados nos critérios do benefício recebem uma parcela única de R$10 mil, voltada à recuperação agrícola após os estragos dos eventos climáticos.
Assunto desamparado
A vereadora Mari Pimentel (Republicanos) cobrou debate e posicionamento dos colegas da Câmara Municipal sobre a superlotação do sistema de saúde de Porto Alegre. A parlamentar municipal afirma que as “capas de jornais” estão debatendo um assunto que seria de responsabilidade dos vereadores e acusa o Executivo municipal de se omitir em relação ao envio de informações fidedignas sobre a pauta.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.