Ícone do site Jornal O Sul

Panorama Político

Jean Paul Prates adotou um posicionamento mais "diplomático" em Brasília. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Diálogo ampliado

Depois de ter escapado de um possível desligamento do comando da Petrobras, Jean Paul Prates adotou um posicionamento mais “diplomático” em Brasília. Atendendo ao aconselhamento de pessoas próximas, o líder da petrolífera passou a integrar um número maior de agendas de diálogo junto a parlamentares na capital federal.

Novas críticas

Em uma nova crítica à articulação do Executivo federal, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criticou a falta de comunicação do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), com lideranças partidárias. Apesar de estar se dirigindo para uma relação mais “tranquila” com o Planalto, o chefe parlamentar permanece descontente sobre as pontes de negociação estabelecidas pelo governo com o Legislativo.

Disposto a melhorar

Quando questionado sobre as críticas de Lira, Randolfe Rodrigues afirmou que mantém diálogo constante com lideranças congressistas. O senador admite que desde que assumiu o cargo do governo no Legislativo estava ciente de que poderia ser alvo de eventuais descontentamentos, e afirma que, se não “fez o bastante”, tentará se esforçar para fazer.

Sessão adiada

Apesar dos ruídos na articulação Planalto-Congresso, o Executivo logrou em adiar a sessão de análise de vetos presidenciais prevista para esta semana. A expectativa, segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é de que a reunião no Legislativo sobre as temáticas ocorra somente no dia 9 de maio.

Articulação constante

Dando continuidade à estratégia de acalmar os ânimos com o Congresso, o presidente Lula deve se reunir na próxima semana com o líder do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Temas como as “pautas-bomba” em tramitação no Legislativo e a relação entre o Planalto e os congressistas devem pautar o encontro.

Decisão política

Lideranças da base governista avaliaram como uma “decisão política” o arquivamento da investigação sobre a passagem de Jair Bolsonaro pela embaixada da Hungria, determinado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Os parlamentares acreditam que o magistrado somente deve avançar com um pedido de prisão quando reunir provas suficientes nas investigações em que o ex-presidente é alvo.

Reajuste de diárias

A Mesa Diretora da Câmara Federal publicou nesta quinta-feira um reajuste de 60,62% nos valores de diárias pagas aos parlamentares e servidores da Casa durante viagens oficiais nacionais. A alteração, segundo Arthur Lira (PP-AL), presidente do grupo, leva em conta a variação acumulada da inflação de junho de 2015 a março de 2024.

Resposta emergencial

O Ministério da Saúde encaminhou R$ 97,1 milhões para a abertura de leitos de UTIs pediátricas em estados e municípios que declararem emergência em saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave. O investimento, realizado em caráter temporário e excepcional, visa fortalecer a resposta emergencial diante do crescimento do número de casos do gênero no país.

Agendamento online

Dias após ser alvo de uma tentativa de invasão, a Polícia Federal restabeleceu nesta quarta-feira o agendamento de emissão de passaporte pela internet. O serviço, suspenso temporariamente após o ataque, pôde ser retomado a partir de uma atualização no sistema em que é integrado.

Licitação questionada

O deputado federal Zucco (PL-RS) acionou o Tribunal de Contas da União contra a megalicitação da Secom da Presidência voltada à contratação de empresas para atender as demandas comunicacionais do governo. O parlamentar alega que há evidências de um acordo para favorecer alguns participantes do processo, além da possível manipulação de critérios de avaliação técnica e financeira.

Vacinas para o RS

O governo federal deve encaminhar nos próximos dias um lote de 126,1 mil doses de vacina contra a dengue para o RS. A remessa de imunizantes será inicialmente distribuída para os municípios de Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha.

Carreiras bem pagas

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) se manifestou de forma contrária ao avanço da PEC 10/2023, que institui a parcela mensal de valorização por tempo de exercício dos magistrados e membros do Ministério Público. O parlamentar criticou profissionais das áreas que permanecem reclamando de suas remunerações, destacando que o texto concede um aumento de salário “para as carreiras mais bem pagas do serviço público”.

Orçamento social

O 1° Seminário de Desenvolvimento Social do RS, realizado pelo governo estadual nesta semana, em Restinga Sêca, resultou na construção de uma carta aberta que defende a aprovação da PEC 383/2017 no Congresso Nacional. O texto prevê o financiamento mínimo de 1% da receita corrente líquida do orçamento da União para a área da Assistência Social, de modo a garantir recursos adequados para o setor.

Pró-Moradia POA

O Departamento Municipal de Habitação realiza na próxima semana um pregão eletrônico para contratação da empresa que vai realizar o Trabalho Técnico Social do programa Pró-Moradia, em Porto Alegre. A iniciativa viabilizará a construção de 540 unidades habitacionais, para famílias residentes às margens do Arroio Cavalhada e remanescentes do Programa Integrado Socioambiental.

Testemunhas ausentes

As três testemunhas convidadas para a CPI da CEEE Equatorial da Câmara de Porto Alegre nesta quinta-feira não compareceram à sessão. Estavam listados para as oitivas no colegiado um representante da Metsul, o último presidente da CEEE, Gerson de Oliveira, e o diretor da empresa Setup Porto Alegre, Filipe Machado.

Paisagem sustentável

A Câmara Municipal aprovou nesta semana o projeto de lei que institui o Regulamento de Mídia Externa e Paisagem Urbana de Porto Alegre. A medida estabelece critérios mais rigorosos para veículos de divulgação em espaços públicos, levando em conta questões relacionadas à sustentabilidade paisagística.

Sair da versão mobile