Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Bruno Laux | 29 de abril de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Organização adiantada
O desfile de 7 de Setembro em Brasília vem sendo organizado desde já pelo governo federal, com foco na segurança do evento. Um grupo de trabalho com representantes de diferentes pastas do Executivo e das Forças Armadas iniciou as discussões sobre o ato, na última semana, e deve voltar a se reunir nos próximos dias para dar continuidade aos preparativos.
Popularidade digital
O tom bem-humorado adotado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin nas plataformas digitais têm surtido efeito positivo em sua popularidade nas redes. A estratégia de comunicação utilizada nos perfis do número dois do Planalto, que conta com 1,4 milhão de seguidores no X, foi adotada frente à cobrança do presidente Lula por mais engajamento digital.
Aliança necessária
Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a aliança do governo Lula com governos de direita é necessária para evitar “um mal maior”. O líder ministerial defende que, enquanto a extrema-direita estiver com a força e instrumentos de ataque que possui atualmente, a parceria com a oposição mais “flexível” é necessária para proteger o país.
Proximidade estratégica
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem sido aconselhado por pessoas do seu entorno a demonstrar apoio publicamente a nomes como o governador goiano, Ronaldo Caiado, e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para as eleições presidenciais de 2026. O movimento visa pressionar o governador paulista Tarcísio de Freitas, um dos principais cotados para o pleito, a realizar mais gestos voltados ao bolsonarismo.
Bloqueio de usuários
O Exército Brasileiro poderá encaminhar às autoridades competentes eventuais comentários em suas redes sociais que estimulem a violência, o ódio e a discriminação. A instituição emitiu um alerta público referente ao posicionamento, sinalizando ainda que usuários que praticarem tais atos poderão ser bloqueados imediatamente nas contas da entidade militar.
Apoio dos colegas
Integrantes do STF permanecem “do lado” do ministro Alexandre de Moraes, mesmo em meio a série de críticas e ataques da oposição de que o magistrado é alvo nas redes. Alguns colegas do jurista na Suprema Corte destacam, inclusive, que seu trabalho de combate ao golpismo ainda não acabou.
Mutirão de registros
O Conselho Nacional de Justiça realizará em maio a 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se. O mutirão deve mobilizar o Judiciário nas esferas estaduais e federal para reduzir a zero o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica.
Transporte de pets
A morte do cachorro Joca, em um transporte aéreo da companhia Gol, acendeu as discussões em Brasília sobre a regulamentação do transporte de pets em voos. Em meio à repercussão do caso, a deputada Camila Jara (PT-MS) apresentou na Câmara um projeto de lei que propõe diretrizes para operações do tipo, levando em conta o direito dos animais à segurança e ao conforto.
Intermédio de trabalho
O Senado está analisando um projeto de lei que permite a criação de um órgão gestor de mão de obra rural para intermediar a contratação de trabalhadores avulsos no campo. A medida, apresentada pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), visa facilitar a prestação de serviços rurais aos finais de semana.
Cardápio impresso
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou um projeto de lei que obriga restaurantes, bares e similares, a disponibilizar cardápios impressos aos consumidores nos atendimentos presenciais. A medida, que segue para a Comissão de Constituição e Justiça, visa evitar transtornos aos clientes, como propagandas indevidas e outros obstáculos de plataformas digitais.
Transação inviável
O deputado Bibo Nunes (PL-RS) segue insistindo na ideia de que o dono da plataforma X, Elon Musk, deve comprar uma rede de comunicação no Brasil. Apesar da expectativa do parlamentar, um artigo da Constituição Federal restringe a propriedade de empresa jornalística e de radiofusão no país a “brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos” e “pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no país”.
Cidadania fiscal
O programa Nota Fiscal Gaúcha atingiu na última semana a marca de 3,7 milhões de pessoas inscritas. A iniciativa, criada pelo Executivo gaúcho em junho de 2012, visa incentivar os contribuintes a colocarem o número do CPF nas notas fiscais, de modo a promover a cidadania fiscal e a importância social do tributo.
Transição prejudicada
O vice-governador Gabriel Souza criticou nas redes sociais a criação do Parque Nacional do Albardão, em Santa Vitória do Palmar, alegando que o projeto impedirá a inserção do RS na transição energética, através do hidrogênio verde. O líder gaúcho afirma que é “incoerente” o governo federal contratar o Planejamento Espacial Marinho para o local e destaca que o movimento prejudicará projetos de energia eólica off-shore na região.
Incremento na frota
O governo gaúcho realiza um pregão eletrônico nesta segunda-feira para a aquisição de 690 veículos para o RS. A frota será distribuída entre órgãos de segurança do estado, como a Brigada Militar, a Susepe, o Instituto-Geral de Perícias e o Daer.
Vistoria necessária
Pressionada após o incêndio ocorrido em uma unidade da Pousada Garoa, no bairro Floresta, a prefeitura de Porto Alegre inicia nesta segunda-feira uma série de vistorias na Capital. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, deve avaliar a estrutura de acolhimento em locais ligados à empresa que são responsáveis por parte do atendimento assistencial do município.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.