Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 1 de maio de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Portas abertas
Diretores da Confederação Brasileira de Futebol afirmaram ao Senado que estão de “portas abertas” para receber as denúncias do dono do Botafogo, John Textor, sobre supostas manipulações de resultados em partidas futebolísticas. Representantes da entidade esportiva sinalizaram a disposição nesta semana, durante uma oitiva na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, sob a condição do cartola apresentar provas tangíveis.
Ruídos internos
A insistência do ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, em retomar a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, vem causando ruídos na relação do ministério com outras pastas federais. O chefe da Casa Civil, Rui Costa, permanece relutante em restabelecer o colegiado, em meio à estratégia do governo Lula para evitar potenciais atritos com as Forças Armadas.
Liderança brasileira
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é o novo presidente da Comissão Global para Transição Energética da Agência Internacional de Energia. Convidado pelo turco Fatih Birol, líder da entidade, o chefe ministerial brasileiro deve integrar debates relacionados à definição do mapa de ações sobre medidas necessárias em todo o globo para reduzir a emissão dos gases que causam o efeito estufa.
Galeria dos ex-presidentes
O Palácio do Planalto deve reabrir nas próximas semanas a galeria dos ex-presidentes da República, destruída durante os atos golpistas de 8 de janeiro. A primeira-dama Janja da Silva anunciou a previsão de breve reinauguração durante uma visita ao espaço, o qual permanece cercado de tapumes.
Viagem à China
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, viajará para a China no final de maio. O diplomata representará o governo brasileiro em agendas junto a autoridades em Pequim e Xangai.
Independência de Poderes
O vice-líder da oposição no Senado, Eduardo Girão (NOVO-CE), relacionou a recente participação do presidente Lula em um jantar com ministros do STF a uma “quebra de independência” entre os Poderes. O parlamentar critica o pedido de apoio dos magistrados ao chefe do Executivo para blindar o avanço de propostas no Congresso contra o Judiciário.
Acenos insuficientes
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), minimizou os recentes acenos do governo Lula ao agronegócio. O parlamentar afirma que “só tapinha nas costas e sorrisos de vez em quando não resolvem o problema do agro”.
Liberdade religiosa
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, ligado ao Ministério da Justiça, publicou nesta semana uma resolução que garante o exercício da liberdade religiosa em unidades prisionais do país. O texto visa assegurar a assistência socio-espiritual a apenados que sejam praticantes de religiões minoritárias, viabilizando um ambiente sem discriminação.
Apoio garantido
O presidente Lula garantiu que o governo federal se somará aos esforços do Executivo gaúcho e de prefeituras do RS para a mitigação de impactos das chuvas no estado. O chefe do Planalto informou nas redes sociais que acionou os ministérios da Integração, da Defesa e da Secom da Presidência para auxiliar com o que for necessário no amparo aos gaúchos.
Ajuda militar
O governador Eduardo Leite solicitou nesta terça-feira ao Ministério da Defesa e ao Comando Militar do Sul a disponibilização de embarcações e helicópteros para as regiões mais afetadas pela chuva no RS. O líder gaúcho afirma que o apoio das Forças Armadas às instituições de segurança locais será “essencial nesse momento crítico”.
Comunicação extraoficial
Internautas criticaram no X uma publicação do governador Eduardo Leite, desta terça-feira, em que pede ao presidente Lula “imediatamente” todo o apoio aéreo possível para o RS. Usuários da plataforma questionaram o líder gaúcho sobre a solicitação via rede social, a qual afirmam que deveria ser feita através de um telefonema, diretamente com o chefe do Executivo.
Comunicação extraoficial II
Menos de uma hora após a postagem cobrando ajuda do Planalto, Eduardo Leite tornou a publicar no X, afirmando que conversou por telefone com Lula. O governador destacou que o presidente assegurou o apoio do governo federal e disse que tem certeza que o RS contará com a “união de esforços” para o resgate da população afetada pelas chuvas.
Gestão de crise
O vice-governador Gabriel Souza coordenou nesta terça-feira uma reunião emergencial do Gabinete de Crise do Executivo, na sede da Defesa Civil, para tratar dos impactos das chuvas no RS. O grupo traçou um diagnóstico das principais ocorrências reportadas pelas equipes de resposta do governo no território gaúcho e segue avançando com ações emergenciais com equipes em diferentes regiões.
Monitoramento de serviços
Em meio ao cenário de fortes chuvas no RS, o governo estadual retomou nesta terça-feira a divulgação do monitoramento dos serviços de infraestrutura no Estado. Os boletins, publicados duas vezes ao dia, apresentam a situação do abastecimento de água, energia elétrica e telefonia, além de informações sobre bloqueios em rodovias e funcionamento de escolas.
Vacinas recebidas
A Secretaria Estadual de Saúde recebeu nesta terça-feira o primeiro lote de vacinas contra a dengue do governo federal. O conjunto de 31,5 mil doses representa 25% da primeira entrega dos imunizantes ao RS, que serão inicialmente distribuídos para o público prioritário em seis municípios gaúchos.
Negligência de fiscalização
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Porto Alegre se reuniu nesta terça-feira para dialogar sobre a falta de fiscalização na Pousada da Garoa, no bairro Floresta, recentemente atingida por um incêndio. O colegiado e entidades presentes no encontro concluíram que a negligência de cuidado e fiscalização da prefeitura e órgãos responsáveis contribuiu significativamente com o trágico ocorrido.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.