Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Bruno Laux | 21 de dezembro de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Sem interferência
O futuro chefe do Banco Central, Gabriel Galípolo, recebeu do presidente Lula a promessa de que “jamais haverá qualquer interferência” do chefe do Executivo no trabalho da autarquia. Para o líder do Planalto, o economista será o mais importante presidente da autoridade monetária e com mais autonomia que o país já teve.
Votação postergada
Ficará para fevereiro do próximo ano a votação do Orçamento da União para 2025 no Congresso Nacional. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), explicou que o adiamento ocorre em decorrência das alterações necessárias no texto após a aprovação do pacote de corte de gastos do Executivo.
Testagem preventiva
Os ministros do governo que participaram nesta sexta-feira de um almoço com o presidente Lula no Palácio do Alvorada foram submetidos a um teste para detectar COVID-19 antes do encontro. O procedimento incomum foi realizado por orientação dos médicos do líder do Planalto, que ainda se recupera de recentes procedimentos invasivos.
Mudanças à vista
O presidente Lula aproveitou a reunião dos 38 ministros em Brasília nesta sexta-feira para sinalizar que haverá mudanças no governo em 2025. Apesar de não ter mencionado diretamente em quais pontos pretende mexer, lideranças ministeriais saíram do encontro com expectativas de alteração na Esplanada para o próximo ano.
Chão de fábrica
Em tom de despedida, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira que voltará a atuar “no chão de fábrica” do Legislativo ao deixar a presidência da Casa em 2025. Com futuro incerto após a saída do posto de chefia, o líder parlamentar destacou que atualmente segue a vida “sem planejar nem criar expectativas”.
Projetos preventivos
Arthur Lira (PP-AL) avalia que as aprovações de propostas de ajuste fiscal do Executivo ao longo desta semana devem contribuir de forma preventiva para melhorar o cenário econômico. O presidente da Câmara afirma que as medidas foram votadas para garantir o respeito e responsabilidade sobre o arcabouço fiscal da União, de modo que se tenha, no Parlamento, “o máximo respeito pela economia, pela preservação da renda e diminuição da inflação”.
Proteção das mulheres
A Comissão de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso aprovou nesta semana o relatório final sobre suas atividades durante os dois anos de existência. O documento reúne uma série de temáticas abordadas pelo colegiado em reuniões e audiências, além de um conjunto de recomendações para políticas públicas destinadas à proteção das mulheres.
Tributação de guinchos
Segue para votação na Câmara em 2025 o projeto de lei complementar que prevê que serviços de guincho, guindaste e içamento deverão pagar o Imposto sobre Serviços (ISS) no mesmo município onde forem executados. A medida visa reduzir a insegurança jurídica e os conflitos de competência relacionados à arrecadação do tributo, atualmente enfrentados em diferentes municípios brasileiros.
Condicional concedida
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu nesta sexta-feira liberdade condicional para o ex-deputado federal Daniel Silveira, condenado em 2022 por crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito. A decisão ocorreu frente à “excelente conduta carcerária” e ausência de registro de faltas graves do ex-parlamentar ao longo do cumprimento de um terço da pena de 8 anos e 9 meses de prisão.
Recuperação agropecuária
O governo federal publicou nesta sexta-feira a lei que libera R$1,97 bilhão ao setor agropecuário gaúcho para enfrentar os danos causados pelas chuvas. O montante será empregado, entre outras ações, no financiamento para custeio e comercialização de produtos agropecuários, em investimentos nas atividades rurais e agroindustriais, além do apoio ao Pronaf.
Operação Verão
O vice-governador Gabriel Souza vai a Cidreira nesta sexta-feira para a abertura oficial da Operação Verão Total 2024/2025. Coordenada pelo gabinete do líder estadual e integrada a demais secretarias e órgãos estaduais, a ação mobiliza forças de segurança, meio ambiente, saúde e outros segmentos para garantir infraestrutura e segurança para os veranistas durante a temporada.
Atendimento a suicidas
O Corpo de Bombeiros Militar do RS realizou nesta sexta-feira, em Porto Alegre, a formatura de 30 militares no Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio. Destinada à formação técnica e didática de abordadores e multiplicadores de maneira humanizada, a capacitação aborda questões relacionadas ao entendimento do comportamento suicida, padrão de atuação, fases e técnicas de abordagem, gerenciamento operacional, cenários e rede de proteção.
Bolsa Atleta
A Secretaria de Esporte de Porto Alegre assinou nesta sexta-feira o Termo de Adesão para o Bolsa Atleta Municipal 2025, que beneficiará 20 atletas no próximo ano. A ação atende a esportistas de modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas, com prioridade para aquelas em que Porto Alegre esteja representada oficialmente em âmbito estadual, nacional, internacional e mundial.
Recuperação de margens
Tramita na Câmara de Porto Alegre uma proposta do vereador José Freitas (Republicanos) que veda a interrupção das ações de recuperação das margens do Rio Guaíba, das encostas sujeitas a erosão e de outros corpos d’água pelos proprietários dos imóveis atingidos, quando houver laudo técnico que comprove iminente perigo público. O texto visa garantir segurança jurídica ao município para ações do gênero em casos em que detentores de propriedades apresentem oposição.
Conta comigo
O Mercado Público de Porto Alegre recebe neste sábado duas apresentações do flashmob “Conta Comigo”, destinado à conscientização da população sobre a violência contra a mulher. Articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a ação reúne 20 performers na realização de um número artístico voltado ao desenvolvimento da temática e das estratégias de proteção e apoio.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.