Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 14 de fevereiro de 2025
O pontífice teve dificuldades para discursar durante audiências religiosas nos últimos dias
Foto: Divulgação/Vatican NewsO papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado na manhã dessa sexta-feira (14), em Roma (Itália), para a realização de exames médicos e continuidade do tratamento de sua bronquite. A informação foi confirmada por meio de uma nota oficial do Vaticano, que detalhou que o pontífice passaria por avaliações no Policlinico Agostino Gemelli, um hospital conhecido na capital italiana, para monitorar seu quadro de saúde e dar seguimento ao tratamento.
“Ao término de suas audiências, o papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, informou o Vaticano em comunicado. A bronquite, que tem sido um problema de saúde recorrente para o papa nos últimos dias, gerou preocupação, principalmente porque ele já enfrenta outros desafios de saúde devido à sua idade avançada.
O pontífice está com bronquite desde o início de fevereiro, e seus sintomas têm afetado suas atividades, especialmente durante as audiências religiosas. Em várias ocasiões, ele teve dificuldades para discursar e, em dois momentos específicos, precisou pedir a um assessor para fazer a leitura do sermão em seu lugar, explicando que estava tendo “dificuldades respiratórias”. Em uma cerimônia religiosa realizada recentemente, Francisco apareceu visivelmente ofegante, o que aumentou as especulações sobre seu estado de saúde.
Francisco, que ocupa o papado desde 2013, tem enfrentado uma série de problemas de saúde nos últimos anos. Ele sofreu com dores nos joelhos e quadris, além de ter lidado com uma inflamação no cólon e passado por uma cirurgia de hérnia. Em 2024, o papa também sofreu alguns acidentes domésticos, incluindo uma queda no mês passado, quando apareceu publicamente com o queixo roxo. Esses incidentes, somados à sua bronquite, têm gerado uma maior preocupação sobre o seu bem-estar.
É importante lembrar que Francisco, que teve parte de um dos pulmões removida quando era jovem, foi hospitalizado em 2023 devido a um quadro de bronquite, que exigiu um tratamento com antibióticos durante sua internação de três dias. No início deste mês, o papa comentou com os fiéis que estava lidando com um “forte resfriado”, que mais tarde foi oficialmente descrito como bronquite pelo Vaticano.
Francisco fez história ao se tornar o primeiro pontífice argentino e o primeiro Papa latino-americano. Sua eleição marcou um momento significativo na Igreja Católica. Sua origem na Argentina e sua trajetória como arcebispo de Buenos Aires também o conectam profundamente com as realidades sociais e políticas da América Latina, uma região que, embora tenha uma forte população católica, historicamente nunca havia sido representada no Vaticano em posições de liderança.