O papa Francisco saiu de um evento no vaticano nesta quarta-feira (28) e foi direto para um hospital, na ilha Tiberna, informou a agência italiana Ansa.
Em um evento na Sala Paulo VI, nesta manhã, o papa entrou de cadeira de rodas, acompanhado de seu assistente, Mons. Filippo Ciampanelli. A expectativa era que o pontífice fizesse a leitura dos textos religiosos, mas solicitou que seu ajudante fizesse em seu lugar.
“Ainda estou um pouco resfriado, por isso pedi a [ajuda de] Ciampanelli”, disse.
Nos últimos dias, o papa cancelou seus compromissos porque estava com uma gripe leve. Nos últimos quatro dias, Francisco apenas apareceu no domingo em público para dizer sua mensagem do Angelus.
O papa sofreu repetidos problemas de saúde nos últimos meses e foi forçado a cancelar uma viagem planejada para uma reunião climática da COP28 em Dubai, em dezembro, por causa dos efeitos de uma gripe e de inflamação pulmonar.
Em janeiro, ele não conseguiu concluir um discurso devido a um caso de bronquite. No final daquele mês, Francisco disse que estava melhor, só algumas dores persistiam.