Ícone do site Jornal O Sul

Papa volta a criticar os casais que não querem ter filhos e preferem ter “apenas um gato ou um cachorrinho”

O papa foi recebido pelo presidente da Indonésia. (Foto: Vaticano/Divulgação)

O papa Francisco causou polêmica ao voltar a criticar, nesta quarta-feira (4), os casais que optam por não ter filhos. Durante discurso na Indonésia, primeira parada da sua viagem ao Sudeste Asiático e Oceania, o pontífice disse que a opção que muitas pessoas estão fazendo de ter animais de estimação, e não crianças, “não pode dar certo”.

“No seu país, as pessoas têm três, quatro ou cinco filhos, esse é um exemplo para todos os países, enquanto alguns preferem ter apenas um gato ou um cachorrinho. Isso não pode dar certo”, afirmou Francisco, em tom de brincadeira ao presidente indonésio Joko Widodo, que caiu na gargalhada.

Nas redes sociais, muita gente comentou a declaração e destacou que a taxa de natalidade na Indonésia, assim como no resto do mundo, está em declínio. Internautas também destacaram o alto custo de um filho nos dias atuais.

Em suas falas no segundo dia de passagem pela Indonésia, o papa ainda defendeu um maior “diálogo inter-religioso” como uma “contraposição ao extremismo e à intolerância”. Esse, inclusive, é um dos principais temas da visita de três dias à Indonésia, que inclui um encontro com representantes das seis religiões oficialmente reconhecidas no país.

A Indonésia luta há décadas contra o extremismo islâmico, que foi responsável pelo atentado com explosivos na ilha turística de Bali em outubro de 2002, que deixou 202 mortos.

“A Igreja Católica deseja incrementar o diálogo inter-religioso. Desta forma, pode eliminar-se preconceitos e pode desenvolver-se um clima de respeito e confiança mútuos, indispensável para enfrentar desafios comuns, entre os quais a contraposição ao extremismo e à intolerância que, distorcendo a religião, tentam impor-se através do engano e da violência”, disse o papa.

Sair da versão mobile