Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Papel de parede promete deixar o sinal do Wi-Fi até 10 vezes melhor

Compartilhe esta notícia:

Painéis do sistema RFocus prometem melhorar em até dez vezes qualidade do sinal. (Foto: Divulgação/MIT)

Cientistas estão desenvolvendo um papel de parede inteligente capaz de aumentar a força do sinal de Wi-Fi em até dez vezes. A projeto, chamado RFocus, foi criado pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, nos Estados Unidos, e promete ser uma alternativa mais prática em relação aos repetidores wireless. Além disso, a chegada do 5G também deve ganhar com a proposta, já que a mesma reflete o sinal e amplifica a intensidade do mesmo. Vale ressaltar o uso da tecnologia no mercado não está garantida, e mesmo assim ainda deve demorar a aparecer em produtos.

Segundo os pesquisadores, além de permitir que a melhoria do sinal em si, o uso da tecnologia deve impulsionar o desempenho de dispositivos menores, como equipamentos de IoT (Internet das coisas) para casa conectada, por exemplo. A RFocus pode ser instalada em qualquer ambiente como uma espécie de papel de parede, e não exige energia ou fiação para funcionar. A ideia é, basicamente, refletir o sinal do Wi-Fi , fazendo com que fique concentrado nos ambientes equipados com a camada.

Dessa forma, um roteador pode enviar um sinal de menor potência para a parede e, a partir daí, o material retransmite o sinal com uma intensidade maior. Todo o sistema é controlado por meio de um software que realiza o gerenciamento das milhares de pequenas antenas sim fio incorporadas à superfície do protótipo.

A estimativa é que o custo de produção e instalação do RFocus seja baixo, já que não é necessário realizar nenhuma intervenção na estrutura do ambiente, graças ao funcionamento sem energia ou fiação dedicados. Além disso, uma produção em maior escala deve favorecer a redução do valor final ao implementar o sistema.

Enquanto a tecnologia não chega, entenda o funcionamento do Wi-Fi Mesh:

Para a distribuição de internet, o equipamento usado é o roteador. Mesmo ele tendo o Wi-Fi configurado, é comum que existam problemas de conexão em alguns pontos da casa, nos quais o sinal de internet enviado pelo roteador acaba sendo mais fraco. Para resolver esse problema foi desenvolvida a tecnologia Wi-Fi Mesh.

Como funciona o Wi-Fi Mesh

Assim como o Wi-Fi, que distribui a internet pelos cômodos por meio do sinal transmitido pelo roteador, os aparelhos que possuem a tecnologia Mesh também se conectam a um roteador. Porém, a distribuição não é feita apenas a partir dele. Para montar a rede Mesh, são usados, pelo menos, mais dois aparelhos instalados em pontos determinados pelo usuário, e, com todos ligados, a conexão acaba se expandindo pelos pontos casa de forma igualitária.

Vantagens da rede Mesh Wi-Fi

São várias: alta qualidade do sinal, baixíssima manutenção, facilidade de instalação (não é necessário configurar os aparelhos que se conectam a outros), a possibilidade de termos muitos aparelhos conectados a mesma rede sem perder a qualidade do sinal e, por fim, a organização automática da configuração quando um ponto falha.

A única desvantagem da rede Mesh ainda é o seu alto custo. Um pacote com 3 pontos de acesso para uma rede residencial pequena custa, em média, R$ 1.000. Mas a rede Mesh ainda é recente e precisa que o mercado vá crescendo para que os fabricantes consigam baixar o preço.

Como o Wi-Fi convencional é uma tecnologia que já está na maioria dos lares, empresas e comércios, é questão de tempo para que a rede Mesh se torne popular e, assim, com maior demanda de produtos, menor serão os preços também. Agora é torcer para que isso aconteça o mais rápido possível.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

As províncias da China mais atingidas pela epidemia de infecção por coronavírus representam 69% do PIB do país
Dores intensas no quadril? Exercícios repetitivos podem causar lesões
https://www.osul.com.br/papel-de-parede-promete-deixar-o-sinal-do-wi-fi-ate-10-vezes-melhor/ Papel de parede promete deixar o sinal do Wi-Fi até 10 vezes melhor 2020-02-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar