Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2023
A maioria das compras foi parcelada no cartão de crédito
Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilCinquenta e três por cento dos comerciantes da Capital gaúcha venderam mais ou de forma igual no último Dia dos Pais em comparação à mesma data do ano anterior. De acordo com um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, 30% dos lojistas mantiveram a média de vendas de 2022 e 23% disseram ter registrado aumento.
A parcela que respondeu que diminuiu as vendas no Dia dos Pais em 2023 ficou em 31%. As justificativas mais citadas pelos comerciantes que disseram ter vendido menos são, em ordem, as seguintes: falta de dinheiro (29%), insegurança para gastar (22,6%), ausência do frio (12,9%) e produtos caros (6,5%).
“Quanto ao valor do ticket médio, uma ótima surpresa. Na pesquisa realizada pela entidade quanto à intenção de compras para a data, o valor ficou em R$ 228. Só que, após as compras, o valor subiu. A pesquisa de vendas trouxe o valor de R$ 263”, informou o Sindilojas.
Em relação às formas mais utilizadas pelos clientes para pagamento, o resultado foi o seguinte:
*Parcelado no cartão de crédito: 80%
*À vista no débito: 10%
*Cartão de crédito em uma vez: 7%
*À vista pelo Pix: 2%
A pesquisa revelou ainda quais foram os produtos mais comprados no comércio de Porto Alegre. Destacam-se as tradicionais camisetas e camisas, perfumes, sapatos e, desta vez, produtos para a barba.
Vestuário
*Camisetas: 31,4%
*Camisas: 31,4%
*Polos: 17,1%
*Pijamas: 11,4%
*Cuecas: 11,4%
Cosméticos, perfumaria ou higiene
*Perfumes: 68%
*Produtos para barba: 60%
*Xampu: 20%
Calçados
*Sapato: 60%
*Tênis: 50%
*Sapatênis: 20%
“Sabemos as dificuldades das pessoas, mas quem tem condições de presentear, acaba por investir um bom valor, e a pesquisa nos mostra isso”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.