Algumas pessoas já estão de malas prontas para encarar a temporada de esqui no hemisfério Sul em busca de aventuras na neve. Para esses, o destino certo é São Carlos de Bariloche, um pedaço da Suíça perdido na Argentina. O local é sonho de consumo para muita gente que um dia quis ver e tocar a neve bem de perto. Esqueça aquela história de que, para ver neve, é necessário ir para os Estados Unidos ou para a Europa. Pura bobagem! Bariloche está mais perto, é muito mais barato, e tem uma estrutura turística impecável.
Mesmo quem vem de um país tropical e não entende nada de neve vai encontrar todo tipo de equipamento de inverno para alugar, roupas e instrutores especializados para ajudá-lo a dar os primeiros passos (ou esquiadas).
De junho a agosto é a época ideal para a prática desses esportes. E com a valorização do real em relação ao peso, não poderia haver uma ocasião melhor para esse passeio. Localizada na famosa Patagônia Argentina, na base da cordilheira dos Andes e a poucos quilômetros da fronteira com o Chile, esse recanto é cercado de montanhas e lagos e oferece uma paisagem de tirar o fôlego ao longo de todo o ano. A cidade fica à beira do lago Nahuel Huapi e revela seus encantos. Um lugar preferido dos apaixonados: amantes gourmets, amantes de um bom vinho, amantes de aventura, amantes recém-casados e amantes por si só.
Branco total
Por agradar visitantes de idades e estilos tão variados, Bariloche, que fica a 1.607 quilômetros de Buenos Aires, está na lista dos destinos mais visitados, principalmente por brasileiros. Não é à toa que a cidade foi carinhosamente apelidada de “Brasiloche”, devido ao número de turistas do Brasil que recebe. Um dos principais diferenciais da cidade é o fato de conciliar muito bem o clima de vilarejo e de cidade grande perfeitamente.
Conhecida mundialmente por abrigar um grande número de pistas de esqui e meios de elevação, Bariloche tem toda a infraestrutura necessária para fazer com que você e sua família deslizem pela neve no inverno ou desfrutem de muito conforto e delícias presentes na região nas outras épocas do ano. A rivalidade existente no futebol entre Brasil e Argentina começa e termina no campo. Prova disso é que a maior parte dos funcionários e moradores da região turística faz a maior festa quando recebe turistas brasileiros e demonstram muita intimidade com a língua portuguesa.
Vai querer encarar o esqui na neve pela primeira vez? Saiba que lá tudo é feito com um cenário de fundo deslumbrante. A paisagem é repleta de morros, montanhas, águas cristalinas, rios sedutores e bosques bastante arborizados. Sua família não sabe esquiar ou nunca viu neve? Calma, não precisa se preocupar, pois há escolas situadas nos centros de esqui que ensinam a prática do esporte aos iniciantes. Para os mais experientes, há equipamentos e pistas diversificadas, de acordo com o nível do esquiador.
Quando o assunto é esqui, a dica é o Centro Esportivo de Cerro Catedral, com 70 quilômetros de pistas diferenciadas para iniciantes, intermediárias e avançadas e para profissionais. Caso falte coragem a alguém da sua família, há outras opções de entretenimento além do esqui. Os visitantes ainda podem se deliciar com uma bela pista de patinação no gelo, um passeio de barco pelo Lago Nahuel Huapi ou um passeio a cavalo, onde é possível se hipnotizar com o espetáculo da natureza e várias atrações.