Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Para defender Lula na fraude do INSS, o deputado federal André Janones faz vídeo no mesmo estilo do colega Nikolas Ferreira

Compartilhe esta notícia:

Na publicação, Janones rebate críticas da oposição e transfere a responsabilidade das fraudes ao governo Bolsonaro. (Foto: Reprodução de vídeo)

O deputado federal André Janones (Avante-MG) publicou nas redes sociais um vídeo em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, utilizando um formato que remete diretamente a uma produção de seu adversário político, o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A publicação de Janones ocorreu após a deflagração de uma megaoperação da Polícia Federal (PF), na última quarta-feira (24), que investiga um esquema bilionário de fraudes no INSS.

No vídeo, gravado com fundo escuro e vestindo uma camiseta preta — estética semelhante à usada por Nikolas em um vídeo viral no início do ano —, Janones rebate críticas da oposição e tenta transferir a responsabilidade das fraudes ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a PF, o esquema de fraudes teria se intensificado em 2019, durante o antigo mandato, e teria atingido seu maior volume financeiro em 2022, antes de Lula assumir. O ex-presidente, contudo, não foi alvo da investigação.

“Quando Bolsonaro virou presidente, uma quadrilha começou a roubar o dinheiro dos aposentados. Já o Lula, quando se candidatou, prometeu que ninguém tocaria nesse dinheiro sagrado. E no primeiro dia de governo, ele aciona a Polícia Federal para investigar tudo”, afirma o deputado no vídeo.

Janones ainda acusa diretamente Bolsonaro de ser o responsável pelos desvios que atingiram pensionistas. Até às 21h desse sábado (26), a gravação acumulava 101 mil curtidas e mais de 186 mil compartilhamentos.

A publicação é uma resposta à estratégia adotada por parlamentares bolsonaristas, que associam Lula à investigação. Os opositores mencionam dois pontos como elo com o presidente: a nomeação de Alessandro Stefanutto — presidente afastado do INSS e afilhado político do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) — e o fato de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão de Lula, ser vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), um dos alvos da operação.

Bolha

A estética e o formato usados por Janones apareceram pela primeira vez em vídeo de Nikolas Ferreira que viralizou em janeiro deste ano, durante a polêmica envolvendo uma nova regra da Receita Federal para o monitoramento de transações via Pix. Na época, Nikolas criticou duramente o governo, sugerindo que a medida era uma forma de “vigiar” os trabalhadores e arrecadar mais impostos.

“O governo Lula vai monitorar seus gastos. E o Pix não será taxado, mas é sempre bom lembrar… A comprinha da China não seria taxada, mas foi. Você ia ser isento do imposto de renda, não vai”, disse Nikolas no vídeo, que ultrapassou 300 milhões de visualizações e furou a bolha nas redes sociais.

A forte repercussão levou o governo a recuar da decisão. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo Trump recua de cancelamento em massa de vistos de alunos estrangeiros
Presidente da Argentina garante ter pedido desculpas ao papa Francisco por ofensas: “Ele me disse que eram erros de juventude”
https://www.osul.com.br/para-defender-lula-na-fraude-do-inss-o-deputado-federal-andre-janones-faz-video-no-mesmo-estilo-do-colega-nikolas-ferreira/ Para defender Lula na fraude do INSS, o deputado federal André Janones faz vídeo no mesmo estilo do colega Nikolas Ferreira 2025-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar