Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Para dilmistas, Lula quer se descolar da presidenta

Compartilhe esta notícia:

Dilma disse ao seu antecessor que não deixará nenhuma acusação sem resposta (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

Uma ala do governo Dilma Rousseff e também peemedebistas avaliam que o ex-presidente Lula, com suas últimas críticas direcionadas à petista, ensaia um descolamento de sua criatura para tentar sobreviver politicamente até 2018, data da próxima eleição presidencial.

Segundo assessores mais próximos à presidenta, Lula já vinha insistindo na tecla de que Dilma não ouve seus conselhos e intensificou este discurso em reunião com religiosos na semana passada, quando elevou o tom das críticas à petista.

Ou seja, na avaliação de interlocutores dilmistas, Lula estaria passando a mensagem de que a responsabilidade pela atual crise política e econômica, que derrubou a popularidade da petista, é somente da presidenta Dilma.

Esta ala do governo diz, porém, que se esta é realmente a estratégia de Lula, corre risco de naufragar. Um assessor lembra que o PT está numa situação pior do que o governo, que estariam unidos num processo de “corrosão”.

Depois de dar razão aos tucanos nas críticas de que Dilma mentiu na campanha ao afirmar que não mexeria em direitos trabalhistas e não faria ajuste fiscal, Lula voltou à carga nesta segunda (22), criticando aliados petistas.

Segundo o ex-presidente, seus correligionários “só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito”.

Dilma ficou muito contrariada com as “observações ácidas” de Lula, que só alimentam, na avaliação de governistas, o cenário atual de crise política no país. Dentro do Palácio do Planalto, porém, a ordem é não rebater publicamente o ex-presidente e, de preferência, inclusive nos bastidores.

Dentro do governo, assessores reclamam ainda que a presidenta tem buscado criar uma agenda positiva. Nesta segunda, por sinal, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) almoçou com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para discutir medidas de “animação” da economia. (Valdo Cruz e Marina Dias/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

PT está velho e petistas só pensam em cargo e emprego, afirma Lula
Jucá confirma que Costa pediu apoio do PMDB para obter cargo na estatal
https://www.osul.com.br/para-dilmistas-lula-quer-se-descolar-da-presidenta/ Para dilmistas, Lula quer se descolar da presidenta 2015-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar