Ícone do site Jornal O Sul

Para não assumir a Presidência da República, presidente da Câmara dos Deputados viaja para Nova York

Motivo é que, pela lei, quem assumir a Presidência da República a menos de seis meses da eleição não poderia se candidatar a outro cargo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), viaja para Nova York neste sábado (17) para acompanhar o presidente Jair Bolsonaro durante a 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) até a próxima terça-feira (20). Na verdade, porém, também há outra razão.

Pela lei, quem assumir a Presidência da República a menos de seis meses da eleiçãonão poderia se candidatar a outro cargo (que não o de presidente) E isto, portanto, o impediria de disputar as eleições de outubro para deputado federal, que está concorrendo.

Para fora

Bolsonaro viaja para Londres no sábado, por ocasião do funeral da rainha Elizabeth II. Em seguida, o presidente vai para Nova York — de segunda (19) a terça, onde poderá encontrar Lira. O vice-presidente Hamilton Mourão para Lima, por sua vez, vai para capital do Peru — de sábado a terça (21).

A única informação confirmada pela assessoria é de que o presidente da Câmara participará de compromissos na ONU.

Sair da versão mobile