*Valéria Possamai
Após a derrota de virada por 5 a 4 para o Fluminense, a contratação de zagueiros esteve novamente em pauta na Arena. A nova necessidade pela improvisação de Michel na zaga, aumentam ainda mais a necessidade da direção gremista trazer um novo reforço para a defesa.
Em entrevista coletiva, o diretor de futebol Alberto Guerra, reforçou a necessidade da contratação para um defensor mas que a garimpagem por nomes depende de alguns fatores. “A gente tem buscado, acelerado, nós mesmos nos cobramos, a gente quer trazer zagueiros. É muito fácil chegarmos e contratarmos um zagueiro para dizer que eu, o Duda e Deco, estamos trabalhando. Aqui, trabalhamos aqui em conjunto, em uma grande união, o Renato sabe das negociações. Aliás, eu não acho que a derrota tenha passado pelo Michel, ele tem a confiança do Renato. O zagueiro, a gente precisa apresentar ele para ontem, mas depende de muitos fatores como liberação de clube e acertos financeiros. Precisamos contratar um zagueiro, mas sinceramente eu não vejo o resultado (contra o Fluminense), passar pela falta de um zagueiro. Tem que ser um jogador que o Renato queira (tecnicamente) e que caiba no bolso do Grêmio”.
Recentemente dois zagueiros estiveram no noticiário gremista. Gil, que está no Shandong Luneng, da China, teve o nome confirmado pelo técnico Renato Portaluppi. Conforme o treinador, o zagueiro vem sendo observado há tempos, mas a conclusão do negócio ainda está em aberto.
Na última semana, o Grêmio iniciou as tratativas pelo argentino Alexander Barboza. O zagueiro é titular e capitão do Defensa y Justicia, com quem tem contrato até a metade deste ano.
O jovem de 24 anos pertence ao River Plate, no entanto, por não ter recebido oportunidades quando estava no clube, a tendência é que seja negociado. A ideia inicial dos argentinos é a venda do defensor de 24 anos, contudo conforme apurou a reportagem da Rádio Grenal, há a possibilidade de negociação por empréstimo com passe fixado ao término do contrato.
Enquanto aguarda a novas contratações, o Grêmio conta com três zagueiros de ofício: Pedro Geromel, Walter Kannemann, Paulo Miranda, que ainda está se recuperando de problemas físicos. Por conta do problema deste último, Michel vem sendo improvisado. O jovem da base Rodriguez, que foi incorporado ao grupo principal, ficou pela primeira vez no banco de reservas contra o Fluminense.
*estagiária sob supervisão de Marjana Vargas