Entre os incontáveis desafios do presidente Michel Temer está evitar o crescimento da inflação. Há uma geração no País que não conhece o efeito devastador do aumento diário de preços.
Para chegar à estabilidade conquistada pelo Plano Real foi um longo e tortuoso caminho que passou por congelamento de preços; prisão de especuladores; confiscos monetários; âncoras cambiais; mudanças de moeda; depósitos compulsórios e por aí em diante. Tudo com alto custo social.
Os fundamentos do Plano Real devem ser resgatados sempre que necessário. Está comprovado: o aumento do déficit público, entre seus efeitos, provoca queda na arrecadação de impostos, sem a correspondente redução de despesas. Esse mix ajuda a ressuscitar a inflação.
VAI INFLUENCIAR
Candidatos a prefeituras pelo PMDB cruzam os dedos quando são perguntados sobre o governo Temer. A campanha também estará vinculada ao desempenho do presidente interino. A maioria acha que, se não atrapalhar, já se dará por satisfeita.
É PRECISO DESVENDAR
As indagações sobre o que está por trás dos milhares de imóveis do governo do Estado sem aproveitamento começam a ser respondidas às 14h em audiência pública da Assembleia Legislativa. O deputado Frederico Antunes convidou os secretários de Administração dos últimos seis governos.
MANUAL DO LÍDER
Requisitos básicos para o deputado que substituirá Alexandre Postal na liderança do governo na Assembleia:
1) acionar com velocidade a expressão “tudo se explica”.
2) não criar uma dificuldade para a cada solução.
3) adotar como princípio: o futuro já era. O que temos é um longo presente pela frente.
4) no plenário, bater o escanteio, cabecear a gol, dar trombada e mostrar o cartão amarelo para o juiz.
POLÊMICA NO HORIZONTE
Na eleição municipal de Pelotas, o Movimento O Sul é o Meu País distribuirá 44 urnas para um plebiscito sobre a criação de um novo País, unindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Quer rasgar a história da unidade brasileira e não vai prosperar.
PREJUÍZO
Se Donald Trump vencer as eleições prejudicará o Brasil, criando barreiras para a entrada de produtos estrangeiros em seu mercado. Sua justificativa é que o governo dos Estados Unidos não pode gerar empregos no exterior. Esquece que a decisão é determinada pelos preços. O consumidor quer o mais barato, sem atentar para a procedência.
RÁPIDAS
* Previsão do tempo para esta semana na Assembleia: retorno das intempéries verbais.
* Onyx Lorenzoni se encontra ao meio-dia de hoje com a militância do DEM e fala sobre o programa de governo para Porto Alegre que sustentará na campanha.
* Cassiá Carpes será vice na chapa de Sebastião Melo ou Vieira da Cunha.
* Jandira Feghali, do PCdoB, vai encabeçar chapa à Prefeitura do Rio de Janeiro. O PT indicará o vice.
* Dia 19 deste mês, o empresário Marcelo Odebrecht completará um ano de cadeia.
* Deu no jornal: “Governo deixou de arrecadar 928 bilhões de reais com incentivos fiscais.” Ninguém abre a caixa de mistérios.
* Definição de Política que vem da Revolução Francesa e se difunde em Brasília: é a arte de encarar a guilhotina sem perder a cabeça.