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Notícias Para tentar furar sua bolha, Bolsonaro muda estratégia digital no segundo turno

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Vídeos, fotos e até legendas estão se tornando insumo para a empresa. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou sua estratégia digital nesta reta final do segundo turno para alcançar eleitores fora de sua bolha na internet. Agora, os perfis pessoais do presidente passaram a ser impulsionados. Antes, somente publicações das contas do PL recebiam investimento para ter um alcance maior.

A proposta de impulsionar os perfis pessoais de Bolsonaro no Instagram, Facebook e Youtube era debatida desde o início do primeiro turno, mas encontrou resistência no vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), responsável pela estratégia digital do pai.

Carlos, apontado pelo presidente como o responsável por sua eleição em 2018, defendia que o engajamento orgânico das redes de Bolsonaro era suficiente. Porém, agora, com a necessidade de conquistar eleitores indecisos para superar o ex-presidente Lula (PT), Carlos deu aval à mudança nesta semana. Neste sábado, as publicações patrocinadas começaram a aparecer nas redes.

Bolsonaro tem números muito superiores a seu adversário nas redes sociais. No Instagram, o candidato à reeeleição pelo PL tem 23,7 milhões de seguidores, enquanto o petista soma 8,9 milhões. No Facebook, o atual titular do Planalto tem 14 millhões, o ex-presidente é acompanhando por 5,2 milhões. No Twitter, Bolsonaro tem 9,4 millhões de seguidores, e Lula 5 milhões.

Apesar da vantagem numérica, o impulsionamento amplia a entrega de conteúdo para públicos direcionados. Para bater Lula, Bolsonaro tenta atrair indecisos e convencer eleitores a não deixar de comparecer às urnas. O petista terminou o primeiro turno com 6,1 milhões de votos à frente do atual presidente.

Chamado a opinar na estratégia digital de Bolsonaro ao lado do vereador Carlos Bolsonaro, o coach e deputado federal eleito Pablo Marçal (PROS-SP) diz que o foco do impulsionamento será principalmente o Facebook, Instagram e o YouTube com apelos mais populares, que o Twitter, por exemplo.

‘Essa guerrilha digital, o Lula já perdeu. Ele está usando o dinheiro de forma errada. Gastou R$ 24 milhões de tráfego errado, e o Bolsonaro vai começar a gastar agora. Esses gastos vão chocar todo mundo, porque o presidente vai capilarizar”, afirmou Marçal.

A biblioteca de anúncios da Meta, empresa controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram, ainda não disponibilizou os valores gastos com impulsionamentos na página oficial do presidente da República. O PL, por outro lado, gastou, até o momento, R$ 1,5 milhão em anúncios para a campanha do presidente. Ao todo, foram 595 conteúdos impulsionados.

O Google, que possibilita o impulsionamento de vídeos no Youtube e até mesmo de links de pesquisa, também ainda não registra impulsionamentos pelos canais oficiais de Bolsonaro. O PL, no entanto, já gastou R$ R$13,89 milhões em 658 anúncios desde a pré-campanha. Todos eles estão registrados como sendo investimentos para a campanha de reeleição do atual chefe do Executivo.

Somente em outubro o PL investiu R$8,56 milhões em impulsionamentos nas plataformas do Google. O valor é quase o dobro do que foi registrado em setembro, quando o partido investiu R$4,44 milhões nos anúncios. Até então, o mês era o campeão em impulsionamentos. Agosto, por exemplo, teve apenas R$ 95,5 mil investidos, e julho, R$ 801 mil.

“Antes não tínhamos dinheiro (para gastar com impulsionamento), agora tem”, diz o ministro das Comunicações, Fábio Faria, um dos coordenadores da campanha.

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https://www.osul.com.br/para-tentar-furar-sua-bolha-bolsonaro-muda-estrategia-digital-no-segundo-turno/ Para tentar furar sua bolha, Bolsonaro muda estratégia digital no segundo turno 2022-10-22
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