Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2019
Nesta quinta-feira (25), o paratleta Edson Pinheiro bateu seu próprio recorde nos 100 metros rasos da categoria T38, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo, com 11,08 segundos. No início de abril, o atleta já havia conseguido fazer 11,31 segundos, durante o 3º Desafio de Atletismo CABt/CPB, torneio que une atletas olímpicos e paraolímpicos, e já ostentava, desde então, o título do homem mais rápido do mundo em sua categoria.
Com o resultado obtido hoje, o atleta garantiu sua vaga no Mundial de Dubai 2019 e no ParaPan de Lima 2019. Além disso, mantém firme sua posição como o número 1 do ranking mundial.
Edson conta que a preparação foi intensa. Começou os treinos em outubro de 2018, com acompanhamento de nutricionista e de psicólogo. “Tive muita dor, pois os treinos variavam em média de quatro a cinco horas por dia”, explica. Além das dores, ele comenta que foi muito difícil manter o foco na alimentação, no sono, no descanso e a distância da família. “Contudo, é extremamente gratificante chegar em uma competição e sair como o primeiro do mundo. Agora é focar nas próximas competições para melhorar ainda mais os resultados”, finaliza.